O brasileiro Marcos Gomes (Itupetro) quer transformar a decisão do Campeonato da Fórmula Renault Norte-Americana em um evento tipicamente latino. “Vai ser uma disputa digna de um Brasil versus Argentina. Sei que a experiência e o retrospecto do argentino Juan Martin Ponte são melhores mas em um momento como este a raça vale muito mais. E isto ele sabe que não vai me faltar”, garante o filho mais novo do campeão Paulo Gomes, o Paulão. Marcos retorna aos Estados Unidos e pretende conhecer a pista de Birminghan, no Alabama, o mais rápido possível. É lá que será disputada a rodada dupla (7ª/8ª etapas) da Renault Norte-Americana, dias 9 e 10 de Outubro.
Marcos venceu a etapa de Trois Riviere mas se ressente de uma desclassificação mal explicada: “Eu venci também em Watkins Glen, mas a direção de prova me desclassificou alegando que eu andara muito próximo do Pace Car. Não sou tão inexperiente e minha equipe decidiu não apelar mas a pontuação agora poderia ser a meu favor”, lamenta.
O atual traçado de Birminghan é desconhecido para todos os pilotos porque o que existia foi reformulado. Além disso, um desentendimento entre a antiga equipe de Ponte, a Eurointernational, e os organizadores acabou provocando a decisão do argentino em trocar de time. A partir desta etapa ele será inscrito pela Gelles Racing. “ Desconhecer a pista, em teoria, dificulta o trabalho de todas as equipes e pilotos mas reforça a igualdade. Quanto ao novo time do Ponte sei que é tão competitivo quanto o antigo. O que tenho certeza é que preciso cuidar do meu desempenho para pensar no título”, afirma Marcos.
Faltando cinco etapas para o encerramento da temporada, Ponte tem 39 pontos de vantagem sobre o brasileiro. Mas na rodada dupla, estarão em disputa 84 pontos, 32 por vitória, cinco por pole position e mais cinco por volta mais rápida.