Confira os bólidos que estarão na temporada 2012/2 no F1BC

Já sabe quais carros representarão cada categoria na temporada 2012/2 no F1BC? Confira nesta matéria cada um dos bólidos que, nas mãos dos grandes pilotos do clube, darão o espetáculo nos próximos quatro meses nas pistas. São modelos de Fórmula, Turismo, Indy, GT, NASCAR e até protótipos compondo as 18 categorias do clube, na maior variedade da história do automobilismo virtual no Brasil!

www.f1bc.com

Categorias GT anunciadas, e Light apresenta principais novidades para a segunda temporada

O F1BC definiu suas novidades para a próxima temporada nas categorias GT. A GT Pro encara uma fase excepcional com os novos SuperGT Japoneses e suas disputadíssimas corridas. Com os Nissan, Honda e Lexus ainda tendo seus segredos desbravados pelos pilotos, as únicas mudanças serão no tanque de combustível, com seis litros a mais, e desgaste de pneus ligeiramente maior.

E aquela que ganhará a maior novidade é a GT Light. Igualando a tendência da Pro, a categoria mais movimentada passará a ter a tendência entre um e dois pit stops. Os pneus do Vertigo terão um composto brevemente mais duradouro, e que manterá muito mais aderência com o passar das voltas. O tanque de combustível será reduzido para permitir no mínimo um reabastecimento, por volta da metade da corrida.

Nos lados do iRacing, a GT Livre dará lugar a uma outra categoria de circuitos mistos, mas pretendendo manter os atuais pilotos e equipes, e atrair outros vários novos para o grid. Mais informações serão divulgadas em breve.

Categorias Indy terão três chassis da mesma linhagem e potências diferentes

Para a segunda temporada de 2012, o F1BC utilizará nas categorias Indy a totalidade do Mod IndyCar 1995, considerado pela maioria como o melhor de todos os monopostos para ovais no rFactor. Assim como a Indy Pro se tradicionalizou com o chassi Reynard, e a Indy Light com o Lola, a Indy Junior terá o chassi Penske!

Mas quem estiver na Junior não precisa se preocupar com dificuldades. Os três motores agora serão diferentes em escala de potência/torque: enquanto a Indy Pro mantém o propulsor Ford (com 810 hp de potência), a Indy Light terá o Mercedes (703 hp), e a Indy Junior ficará com o Chevy (658). Isso levará à Light e Junior muito mais segurança nas arrancadas, largadas, entradas e saídas de boxes, além de muito mais estabilidade no vácuo e segurança nas disputas.

O aprendizado e a adaptação dos pilotos da Indy Junior será muito mais efetivo, pois o chassi Penske terá os mesmos ajustes e características do Lola e do Reynard, o que também garantirá que uma equipe possa dar suporte aos seus pilotos nas três categorias com os mesmos ajustes, bastando adaptar o câmbio para as diferentes potências dos carros!

“Tanto o Indy Junior quanto o Indy Light ganharam muito mais estabilidade na pista, eles não balançam, fazem as curvas inclinadas com muito mais facilidade e com certeza os pilotos dessas categorias curtirão a novidade que promete ajudar também no espetáculo das corridas”, afirmou Daniel Maloni, coordenador esportivo do F1BC e o piloto com maior número de GPs disputados em ovais em todo o clube.

Também está em estudo uma liberação gradativa de distribuição de peso, freio motor e pré carga com valores mais limitados na Indy Junior, intermediários na Indy Light, e liberais na Indy Pro, a serem conferidos no lançamento do novo Mod F1BC 2012/2, em breve.

Categorias Turismo Challenge e Formula Challenge totalmente renovadas

As categorias Challenge seguem cumprindo seu papel no F1BC com a proposta de trazer novidades e constantes mudanças. Mais do que na primeira temporada de 2012, elas assumirão a função de proporcionar um grande desafio aos pilotos. O embate agora será basicamente entre os novatos bem treinados contra os veteranos contando com sua experiência, e isso deve equilibrar ainda mais a competitividade.

Isso porque agora os pilotos de Licença D, que já correm regularmente na Turismo Junior e Formula Junior – categorias que utilizam estes mesmos bólidos -, poderão aproveitar seus treinamentos durante a rodada para estarem em plenas condições de disputa e para tentarem bater os mais experientes.

Já os pilotos de licenças A, B e C terão ao seu favor a própria experiência em si, visto que estes um dia já competiram com estes carros. Como a grande maioria destes pilotos utiliza o tempo disponível para treinar para categorias Pro e Light, que exigem mais dedicação, eles automaticamente terão uma rotina mais limitada de treinamento para estas categorias, contando mais com suas experiências em si para obter os resultados.

Para poder participar destas categorias, os pilotos devem estar inscritos em pelo menos uma outra categoria que não seja as Challenge, desta forma impedindo que um piloto se dedique exclusivamente à elas, em uma medida para aumentar a competitividade.

Esta é a grande chance para os pilotos experientes poderem voltar a correr nestes veículos. Muitos deles iniciaram suas carreiras com o SuperClio e com o F-BMW e obtiveram destaque inicial no clube através deles, e agora as diferentes “gerações” poderão se encontrar em um ponto em comum, na Turismo Challenge e Formula Challenge.

Os dias e horários seguem os mesmos: Turismo Challenge aos sábados 15h, e Formula Challenge aos domingos 21h.

O sistema de grid invertido permanecerá para complementar o desafio e proporcionar mais disputas. Com a possibilidade de grid cheio em ambas as categorias, este quesito deve ser ainda mais decisivo, e o clube espera que os pilotos com menor desempenho possam mostrar serviço com limpas disputas ao se defenderem dos pilotos com maior rendimento.

“Queremos que a Turismo Challenge e a Formula Challenge sejam duas grandes competições em termos de diversão, comparáveis a um ‘for fun’ oficial com esportividade, regras e conduta em pista que o F1BC sempre exige, sendo assim categorias complementares na carreira dos pilotos, com menos pressão e mais tranquilidade”, afirmou Rodrigo Wizard.

Categorias Formula Pro e Light terão melhorias significativas

Enquanto a Formula Junior permanece com seu consagrado bólido, as categorias Light e Pro apresentam novidades baseadas nas pesquisas de opinião que o clube realiza com os pilotos que participam das mesmas. E lá vem elas!

Assim como pedido por vários pilotos da primeira temporada de 2012, a Formula Light voltará a ter o mesmo carro do ano anterior, que era mais amigável com o acerto e a pilotagem, simplificando a rotina de treinamentos e aumentando a competitividade. A mudança ficará apenas por conta do tanque de combustível que será ajustado para permitir estratégias diferentes e uma breve revisão no motor.

Na Formula Pro, que agora concentrará de longe o máximo desafio aos pilotos neste tipo de competição, os bólidos apresentarão ótimas evoluções. Com todo potencial destes F-1 a ser desenvolvido, várias áreas do carro serão reavaliadas. O chassi será revisado para colisões mais reais. Os pneus duros terão um melhor rendimento, botando a cabeça dos pilotos para pensar novamente em suas estratégias. Já a aerodinâmica está em estudo visando aproximar o desempenho com os F-1 reais. O nível de controle de tração baixo não terá “handicap” e poderá ser utilizado sem nenhuma desvantagem. A asa dianteira de fato ficará menos rígida para que os pilotos tenham mais cautela ao andarem colados nos adversários, mas o reparo da mesma levará menos tempo para ser efetuado nos boxes.

O sistema de KERS & DRS passou na avaliação final do clube e será mantido para a próxima temporada, graças ao trabalho e esforços de Diogo Oliveira, diretor de prova da categoria e desenvolvedor técnico especializado neste projeto.

Turismo Pro e Turismo Light abrem novo capítulo em suas histórias com novos carros!

Enquanto o SuperClio curte todo seu sucesso absoluto na Turismo Junior e até na Turismo Challenge, as categorias Turismo Pro e Light apresentam uma reformulação histórica que promete representar mais uma duradoura e bem sucedida fase no clube.

Após nove temporadas – três anos completos – a Turismo Pro encerra um grandioso capítulo na história do F1BC, ao utilizar os DTM (Audi, Mercedes e BMW) e suas evoluções, de 2009 a 2012, revelando os campeões Douglas Chiara, Rodrigo Barônio, Gustavo Yanez e Ciro Nishimura.

Agora é a vez do WTCC chegar e disponibilizar o Alfa Romeo, Chevrolet e BMW para que os experientes pilotos possam encarar um novo desafio, e para que os que chegarem agora na Copa Chiara Turismo Pro possam estar em um igual nível de conhecimento sobre estes bólidos. Estes modelos possuem uma tocada diferente de seus antecessores, e vale a pena fazer o test drive.

Seguindo o padrão de renovação, a Turismo Light também ganha um novo carro, colocando o Megane na garagem após sete temporadas – as três de 2010, outras três em 2011, e a primeira de 2012 -, onde Gustavo Yanez, Bruno Pastore, Kaique Piropo, Guilherme Cavalli, Carlos Pinto e Julio Moreira se sagraram campeões.

O SEAT León, único modelo hatchback do WTCC, foi a escolha óbvia. Com uma física semelhante a do novo Turismo Pro – o que facilitará a escolha dos pilotos entre uma e outra categoria – ele teve trabalhado seu motor, especialmente para que possa atingir uma tocada mais suave com seu torque reduzido, e tempos semelhantes ao de seu antecessor Megane.

No iRacing, Impala B e Riley Prototype serão os carros de Stock Pro e Sportscar Pro

Como já era aguardado e antecipado extraoficialmente, o anúncio das duas categorias de iRacing no F1BC é divulgado e as novidades trarão o que os pilotos mais pediram para a próxima temporada, tanto nos ovais quanto nos circuitos mistos.

Uma das grandes conquistas por parte das duas competições é o fato de agora seguirem 100% do calendário regular do iRacing. Ao final da semana em que o circuito for utilizado nas corridas públicas do simulador é que se encontrará cada etapa no F1BC, justamente para que os pilotos tenham totais condições de treinarem durante a semana e colocarem em prática, às terças-feiras, toda sua dedicação.

A categoria dos ovais reassume o posto de Stock Pro, contando ainda com uma grande maioria de pilotos experientes – afinal, para se competir com este carro no iRacing é preciso ter experiência -, portanto a qualidade das corridas deve ser mantida e até mesmo aprimorada, com o ganho de experiência e entrosamento por parte de todas as equipes e membros que já compunham o grid, recebendo ainda a presença de novos participantes prontos para corresponderem ao desafio. O Impala B, com setup aberto, segue sendo o veículo neste certame.

Já nos circuitos mistos, a maior novidade. O Riley, protótipo que compete nos Estados Unidos, é o grande escolhido e confirmado antes mesmo da etapa comemorativa do dia 25 de abril. Também seguindo o calendário do iRacing, esta competição pretende levar o máximo da emoção, e seu formato definitivo deve ser divulgado logo após a corrida “for fun”, pois o sistema de duas baterias passará pela avaliação da organização. O setup do carro será livre. E o nome da categoria será Sportscar Pro, uma classe que deve se tornar duradoura para este segmento pela abrangência do termo.

Ambas categorias terão premiação! O campeão levará o Troféu F1BC como de costume. O piloto que participar das sete etapas com o menor número de incidentes registrados (log do iRacing) será agraciado com um gift card no valor de U$ 20 dólares (desempate via sorteio). Outro gift card no valor de U$ 15 dólares irá para sorteio entre os demais pilotos que participarem de todas as etapas. E um código promocional de renovação do iRacing com desconto será sorteado entre todos os pilotos da categoria. A lista completa de vantagens está sendo fechada e será divulgada junto a confirmação dos pedidos de pré-inscrição.

As categorias de iRacing ganharão ainda um espaço exclusivo no Fórum F1BC. Assim como existem as salas específicas para Fórmula, Turismo, Indy e GT, as duas competições neste simulador estarão juntas em uma sala à parte, onde haverá também tópicos com debate sobre carros, circuitos e ideias para a evolução do clube nesta plataforma. Não apenas pilotos inscritos nestes certames é que poderão participar, mas sim todos, seja membro ou não no iRacing.

A próxima temporada no F1BC se inicia dia 16 de maio, às 21h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas.

O F1BC tem o patrocínio de Chiara Guitar Shop, Game Place, Cockpit Extreme Racing, NRT Servers, Pontebill Miniaturas, Mainroute, e o apoio de F1Mania.net, F1-Brasil, e LiveRacers.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.