Homologada a mais nova categoria brasileira

Tudo começou com um sonho, quando o cearense Alcides Moreira vislumbrou a possibilidade de ter em suas mãos um carro de turismo competitivo e ousado.

Era 2004 e ele compreendeu que o automobilismo no Nordeste precisava de ajustes para mostrar o seu potencial ao país inteiro.

Alcides convocou seu irmão Artur para desenvolver a idéia, e juntos eles criaram a Nordeste Sport Motor uma empresa focada na promoção através do automobilismo.

O segundo passo era fundamental para o sucesso da empreitada, convencer Pedro Virginio, engenheiro técnico e projetista de talento, a desenvolver um carro que além de ser uma excelente opção para pista também fosse financeiramente acessível à região.

Tarefa cumprida, em 2005 nasceu o primeiro esboço do projeto e em 2006 ele ficou pronto. Foi batizado de CTM2000 por ser um veículo inspirado nas categorias de turismo mundial e cujo motor é o conhecido AP 2000 da Volkswagen.

O que torna este carro especial são os detalhes que compõe o projeto. Isso acontece porque tudo foi pensado para tornar a CTM2000 uma categoria irmã da Stock Car Brasil, onde os carros são criteriosamente iguais, aferidos em dinamômetro e podendo ser reaferidos em qualquer duvida do piloto.

Só que para tornar seu custo acessível, tudo nele foi testado e apurado para ser uma categoria com baixo custo de manutenção sem perder o perfil técnico de um stock.

“Todos aqui estão de parabéns, conseguiram desenvolver um carro com excelente custo benefício, de fácil acerto competitivo e que valoriza o talento do piloto. A CTM2000 será uma categoria de baixíssima manutenção sim, mas de ponta pela receita do carro. A grande verdade é que ela só soma para o automobilismo brasileiro”. Afirmou Nestor Valduga, Presidente do Conselho Técnico Nacional da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Nestor Valduga esteve em Fortaleza, na última quarta feira dia 14 de março, exclusivamente para avaliar e homologar o projeto CTM2000. Na ocasião o veículo foi criteriosamente vistoriado, a começar por itens como segurança, fatores de competitividade e custos envolvidos dentre outros aspectos em pauta.

Dentre todas as categorias atualmente ativas no automobilismo brasileiro, a CTM2000 é a única nordestina homologada nacionalmente pela CBA.

Apenas dois carros fabricados no Nordeste tiveram esta honra, o Espron na década de 90 e agora o CTM2000. Todos dois projetados por Pedro Virginio.

“Este é um momento de muita felicidade. Estamos a menos de dois meses do início da nossa primeira temporada, e a homologação do carro com louvor só aumenta nossa vontade de trabalhar ainda mais para o seu sucesso”. Afirmou o coordenador da categoria CTM2000, Artur Moreira.

Para a temporada deste ano estão previstas oito etapas que acontecerão em três circuitos nordestinos localizados nos estados do Ceará, João Pessoa e Pernambuco.

A etapa de abertura da temporada 2007 da mais nova categoria do automobilismo brasileiro será no dia seis de maio, em Fortaleza, Ceará.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.