Johann Zarco domina etapa de Silverstone

Após início cauteloso, líder da geral da Moto2™ Johann Zarco ataca forte para vencer em Silverstone à frente de Alex Rins e Tito Rabat.

O líder do Campeonato do Mundo de Moto2™ foi o vencedor deste GP da Inglaterra, 12ª etapa da temporada, ao assinar a quinta vitória e 11º pódio da temporada à frente de Alex Rins e do campeão Tito Rabat.

Inicialmente a corrida foi declarada molhada pela Direção de Corrida, mas cedo se viu que a chuva não se iria manter e a verdade é que não tardou a surgir uma linha seca. Com este panorama pela frente, o francês da Ajo Motorsport usou de cautela no início da corrida, não atacando nas primeiras voltas e chegando mesmo a rodar na quarta posição na segunda volta.

Enquanto isso, os espanhóis da Estrella Galicia 0,0 Marc VDS e da Páginas Amarillas HP 40 assumiam o comando das hostilidades; Rabat foi o primeiro líder, com Rins passando depois para primeiro na segunda volta. Contudo, duraria pouco, já que Zarco, depois de ascender ao segundo posto na quarta volta, tratou de atacar o espanhol para o superar na sétima volta.

Entretanto Rabat tratava também de recuperar terreno e depois de quatro voltas em quarto o Campeão do Mundo entrava no pódio provisório ao passar o colega de equipe Alex Márquez na curva Village, a mesma onde sofreu grande queda ontem e na qual, na volta seguinte, acabou ascendendo ao segundo posto.

Por esta altura Zarco já contava com margem confortável na frente do pelotão e continuava a fazê-la crescer numa verdadeira demonstração de maestria no que toca a gerir pneus de chuva numa pista com uma linha cada vez mais seca. Em contrapartida, os rivais começavam a debater-se com problemas de durabilidade dos pneus e recorriam às zonas molhadas da pista para tentarem baixar as temperaturas e, com isso, aumentarem um pouco a vida das borrachas traseiras.

Mas a verdade é que nem mesmo isso foi o bastante para travar Rins. Com o francês já fora de alcance, o espanhol da Páginas Amarillas HP40 colou-se na roda de Rabat para acabar o passando na 14ª volta no que foi uma emocionante luta pela segunda posição na corrida e, simultaneamente, no Campeonato. Rabat ainda tentou com tudo o que pôde defender a posição, mas acabou tendo de se contentar com o terceiro posto, isto depois de também ter tido de se defender do companheiro de equipe.

No final Rins ainda tentou o ataque a Zarco, a três voltas do final, rodando cerca de dois segundos por volta mais rápido que o líder. Contudo, o atraso já era muito grande e o espanhol acabou tendo de se contentar apenas com o terceiro pódio consecutivo depois da vitória em Indy e do terceiro lugar em Brno. Um resultado que lhe permitiu superar Rabat na classificação geral e passar a ocupar o segundo posto, com três pontos de vantagem sobre o Campeão do Mundo.

Enquanto isso, Alex Márquez terminava em quarto, com Jonas Folger (AGR Team) fechando a lista dos cinco primeiros à frente de um decepcionante Sam Lowes. O britânico da Speed Up Racing não conseguiu tirar qualquer partido da pole position e depois de ter caído para nono logo na primeira volta, o melhor que conseguiu foi o sexto posto a distantes 28 segundos de Zarco e 20 segundos do top 5.

Completando a lista dos dez primeiros ficaram ainda o mestre do molhado Anthony West (QMMF Racing Team), Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP), Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten) e Ricard Cardus (JPMoto Malaysia).