Toni Elias vence em Jerez

Por Moto-Velocidade

Toni Elias, numa prova impressionante, venceu na Moto2 neste Domingo (02) em Jerez. Numa corrida que começou conturbada e que teve uma variação impressionante de posições entres os líderes, o espanhol Elias fez a festa no final para a torcida local que lotou o autódromo.

Na largada, Elias assumiu a liderança bastante pressionado pelo pole, o japonês Shoya Tomizawa. No fim da primeira volta Tomizawa pulou para a ponta, mas na volta seguinte Simone Corsi assumiu a posição e aí aconteceu um strike entre os líderes, com vários pilotos no chão e a bandeira vermelha foi mostrada. Tomizawa, que forçou para cima de Corsi e foi o primeiro a cair, foi quem iniciou toda a confusão.

A prova então recomeçou, com o grid original, mas com apenas 18 voltas. Toni Elias novamente pulou na frente, seguido desta vez por Julian Simon. Tomizawa caiu para terceiro, com Takahashi logo atrás, na quarta colocação. Mais uma queda no mesmo ponto, desta vez isolado do tcheco Karel Abraham. Tomizawa ultrapassou Simon e foi para cima de Elias na briga pela ponta.

No segundo pelotão, Takahashi pulou para terceiro com Simon atrás pressionado pelo norte-americano Kenny Noyes, que acabou passando o espanhol na volta seguinte. Na segunda volta (pós-relargada) Ellias errou numa curva, abriu demais, Tomizawa se aproveitou e pulou para a liderança. O pelotão da frente no início da prova era formado por seis motos: Tomizawa, Elias, Noyes, Takahashi, Simon e Thomas Luthi.

Noyes passou Takahashi na quarta volta para assumir a terceira posição. Na mesma volta, Noyes fez uma ultrapassagem dupla espetacular: deixou Elias e Tomizawa para trás de uma só vez e pulou para a ponta. Na quinta volta Luthi deixou Simon para trás, na briga pela quinta posição. Na sexta volta Gabor Talmacsi chegou no pelotão, que passou a ser de sete motos.

Na sétima volta Tomizawa voltou para a liderança, ao passar o Noyes e o Luthi, que havia passado o Takahashi, foi para cima do Elias na briga pela terceira posição. Na volta seguinte Tomizawa cometeu um erro e caiu para a sexta posição e Toni Elias aproveitou, pulando para a liderança. Noyes efetuou então a ultrapassagem em Elias, voltando para a ponta, mas levou o troco na curva seguinte.

Noyes e Elias começaram um racha sensacional na liderança, alternando várias vezes, até que Noyes sustentou a ponta e Elias caiu para terceiro, perdendo a posição para o Luthi. Na volta 11 Thomas Luthi fez uma ultrapassagem sensacional em cima de Noyes, por fora, e assumiu a liderança. Elias, “fanfarrão”, tentou também uma ultrapassagem dupla, acabou espalhando e atrapalhando o Luthi, que estava na frente, e o japonês Tomizawa voltou para a ponta.

A quatro voltas para o fim Luthi deixou Tomizawa para trás, assumindo a ponta. No fim da penúltima volta Elias fez também uma ultrapassagem dupla, pulando para a ponta, mas tomou o troco de Luthi. Curvas depois Elias voltou para a ponta, pressionado por Tomizawa e Luthi em terceiro. E assim terminou a prova da Moto2.