Barberá vence em Valência; título fica com Aoyama

Por Thiago Raposo

O japonês Hiroshi Aoyama conquistou neste Domingo o título das 250cc ao terminar na sétima posição a prova de Valência. Ele, que precisava apenas do 11º posto para levar o caneco, levou uma susto no meio da prova quando deu uma escapada, mas depois, com calma, sustentou a posição e conquistou o título da categoria.

O espanhol Hector Barberá pulou na frente seguido do italiano Marco Simoncelli e Aoyama na largada. Simoncelli, porém errou e caiu para a oitava posição e teve que partir para uma prova de recuperação. Três voltas depois o italiano já estava em terceiro, pressionando bastante o Aoyama.

O japonês foi muito agressivo na tentativa de defender a posição e acabou errado e escapou da pista e voltou na décima-primeira posição, limite para ser campeão caso o Simoncelli vencesse. Para o desespero do japonês o italiano pulou para a primeira posição ultrapassando o Barberá.

Porém, Marco Simoncelli, que liderava a prova, caiu no meio da prova e desta forma deu de bandeia o campeonato para o japonês Hiroshi Aoyama, que de certa forma já não necessitava desta queda, pois estava na zona de pontuação para ser campeão por conta própria, mas pode respirar e completar a prova com mais tranquilidade por saber que o título estava assegurado.