Já destinado à MotoGP, Marco Simoncelli apresentou-se em boa forma no Cardion ab Grande Prêmio da República Checa no domingo ao somar o terceiro triunfo da temporada sob temperaturas quentes em Brno.
O italiano fez uma apresentação digna de Campeão do Mundo desde a pole. Simoncelli liderou quase toda a corrida e acabou cruzando a linha de chegada com pouco mais de meio segundo de margem sobre o compatriota Mattia Pasini (Team Toth Aprilia), que tudo tentou para batê-lo depois de partir da sétima posição do grid.
O piloto da Metis Gilera, Simoncelli, geriu a vida dos pneus de forma inteligente numa pista em que as temperaturas do asfalto chegaram aos 51°C, isto enquanto o campeonato se tornou mais apertado na tabela de pontos com Álvaro Bautista (Mapfre Aspar Team) e o líder da classificação Hiroshi Aoyama (Scot Racing Team) terminando em terceiro e quarto, respectivamente. Simoncelli está agora a 32 pontos do nipônico e Bautista a 20 numa altura em que faltam disputar seis corridas.
Num estranho incidente na volta de celebração Bautista caiu com a sua Aprilia, provocando danos consideráveis na sua moto ao perder o controle quando tentava fazer um cavalinho de comemoração em frente aos seus fãs.
A lista dos dez primeiros contou ainda com Roberto Locatelli (Metis Gilera), Raffaele de Rosa (Scot Racing), Héctor Barberá (Pepe World Team), Jules Cluzel (Matteoni Racing), Mike di Meglio (Mapfre Aspar) e Héctor Faubel (Valencia CF – Honda SAG).
Di Meglio (Mapfre Aspar) cometeu um erro a nove voltas do fim enquanto rodava em quinto e teve sorte ao ficar por uma saída de pista depois de ter tocado o pneu traseiro de Aoyama. O gaulês conseguiu, ainda assim, concluir em nono.
No início da corrida o piloto da casa Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) sofreu grande desgosto ao envolver-se num incidente com Thomas Lüthi (Emmi – Caffe Latte) que resultou na desistência de ambos na primeira curva.