Necessitando de pontos para o Campeonato do Mundo depois de ter falhado na primeira corrida da temporada, Marco Simoncelli esteve muito bem na primeira sessão de treinos livres das 250cc no Grande Prêmio do Japão. O vencedor da corrida de 2008 e atual Campeão do Mundo fez uma série de voltas rápidas para terminar com o melhor tempo de 1:53.093, o que lhe deu a vantagem inicial na categoria.
O piloto da Metis Gilera ainda está sofrendo os efeitos da operação ao escafóide, os mesmos que o fizeram ficar de fora da corrida do Qatar. Apesar de a sua resistência estar ainda sendo testada, Simoncelli mostrou estar em melhores condições do que há duas semanas.
Simoncelli foi mais de seis décimos de segundo mais rápido do que o rival Hiroshi Aoyama, que não subiu ao pódio na primeira rodada e está agora determinado a brilhar em casa com um resultado nos três primeiros. O piloto da Scto Racing terminou, por sua vez, com uma margem de mais de um décimo de segundo sobre Álvaro Bautista, outro piloto que está desejoso por ir bem depois da decepção que foi o seu início de temporada.
Apesar de ter terminado a sessão em quarto, a queda tardia de Mattia Pasini na tarde de sexta-feira deixou os mecânicos do Team Toth com muito trabalho antes das sessões de treinos e qualificação de sábado.
O líder da classificação Héctor Barberá regressou ao circuito onde sofreu a grave queda que colocou ponto final antecipado à temporada de 2008 para assinar a quinta melhor marca do dia nas 250cc. Enquanto isso, Raffaele de Rosa, Gabor Talmacsi, Mike di Meglio, Roberto Locatelli e Álex Debón completaram a lista dos dez primeiros.
