A Fórmula 1 pode estar se aproximando de um retorno ao circuito do Algarve em Portugal e também Ímola na Itália, ainda este ano, já que a pandemia continua colocando em risco várias corridas antes do início da temporada.
Conforme revelado pelo RaceFans no sábado, a corrida de abertura da temporada na Austrália provavelmente será adiada devido às dificuldades logísticas de organizar a corrida em Albert Park em meio à pandemia. O Grande Prêmio do Bahrein se tornaria, portanto, a primeira etapa do novo campeonato.
No entanto, a etapa seguinte no Circuito Internacional de Xangai, na China, em 11 de abril, também está em risco, já que as taxas de infecção do coronavírus aumentaram consideravelmente.
Enquanto a Fórmula 1 ainda está em negociações com os promotores, planos de contingência estão sendo traçados para o início do campeonato, envolvendo corridas adicionais em duas sedes europeias. O local para a quarta corrida da temporada não havia sido confirmado anteriormente, dando flexibilidade à F1 para fazer arranjos alternativos.
Se as corridas na Austrália e na China não puderem acontecer nas datas planejadas, a temporada começará no Bahrein em 28 de março.
No âmbito do plano de contingência para o calendário de 2021 reorganizado, o campeonato continuaria em Ímola em 18 de abril e no circuito do Algarve em Portimão em 02 de maio.
A etapa australiana seria adiada para 21 de novembro. Para acomodar isso, a corrida do Brasil seria antecipada em uma semana, formando uma rodada tripla de corridas consecutivas com os EUA e o México.
Para facilitar a viagem para a Austrália, a corrida de Melbourne teria um intervalo de duas semanas antes e depois. O primeiro Grande Prêmio da Arábia Saudita em Jeddah seria em 05 de dezembro, e a temporada terminaria em Abu Dhabi como de costume na última data em 12 de dezembro.
Resta saber se a etapa chinesa seria remarcada ou cancelada inteiramente, se não puder prosseguir em sua data original.
Houve uma reunião entre a Fórmula 1 e os chefes das equipes na segunda-feira para tratar do assunto, entre outras coisas. Esta foi a primeira vez que o CEO da Fórmula 1 Stefano Domenicali, falou às equipes já na nova função que assumiu no início do ano.
Um outro efeito indireto do adiamento do GP da Austrália, deve ser a transferência dos testes de pré-temporada da Espanha para o Bahrein. No entanto, as equipes estavam em desacordo sobre o momento do teste quando o assunto foi discutido na segunda-feira. Enquanto alguns desejam atrasar o teste o mais tarde possível, outros preferem uma data anterior para garantir que quaisquer problemas que possam descobrir em seus carros, possam ser corrigidos antes do início do campeonato.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Dudu Barrichello vai correr na Fórmula Regional Europeia:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
