Como ex-piloto de Fórmula 1, o campeão da IndyCar e agora proprietário de equipe Michael Andretti é um grande conhecedor de corridas, e para ele o melhor piloto com quem já trabalhou foi Fernando Alonso, atualmente na McLaren F1.
O espanhol pilotou um Dallara da Andretti Autosport, da McLaren, na Indy 500, onde trabalhou com o chefe de equipe Andretti, que admitiu que estará “ligado” nas 24 Horas de Le Mans para ver o progresso de Alonso em sua estreia na lendária corrida.
“Fernando é um dos melhores. De qualquer maneira, ele é o melhor piloto com quem já trabalhei. Indianápolis no ano passado foi muito divertido para mim e para a equipe.”
Ele relembrou sua experiência com o bicampeão mundial de F1 no ano passado. “Fernando foi rápido e sua abordagem foi muito surpreendente. Eu não falo apenas de pilotar, mas de tudo.
“Ele absorveu todos os detalhes, reabastecimento, relargada, procedimentos, etc. É a vontade de fazer o que é preciso para se destacar dos outros. Acima de tudo, ele adora pilotar. Sua velocidade, inteligência e abordagem não são à toa e foram feitos sob medida para essa corrida.”
Andretti competiu quatro “24 Horas de Le Mans” com a Mirage em 82, Porsche em 83 e 88 e Courage em 97 no também famoso Circuito de Sarthe. “Em 1983, com Mario (pai de Michael) terminamos em terceiro pela equipe Kremer, mas o pódio não é minha melhor lembrança, mas sim a bandeira quadriculada e os fiscais acenando as bandeiras multicoloridas.”
“Em 1988 (com Mario e seu primo John, com um Porsche 962), assegurei que John pudesse ter a experiência completa. De fato, eu disse a Fernando para também aproveitar toda a experiência ao máximo.”
“Espero que ele vença, porque isso significa que vou definitivamente vê-lo no meu time na Indy novamente. Se ele riscar da lista as 24 Horas no domingo, o próximo item Indy 500 será irresistível para ele. Ele quer a Tríplice Coroa!”.
A McLaren estaria inclinada a fazer um acordo com a Andretti Autosport para comandar Alonso na Indy 500 do ano que vem e talvez até mesmo no campeonato da IndyCar caso o espanhol decida abandonar a Fórmula 1.
Andretti esteve no GP do Canadá, em uma visita recíproca feita pelo chefe da McLaren, Zak Brown, que uma semana antes esteve na corrida da IndyCar em Detroit.
