Zandvoort deve continuar na F1, mas Spa-Francorchamps está em risco

A Fórmula 1 quer expandir ainda mais o calendário nos próximos anos, mas também terá que se despedir de circuitos com contratos vencidos. O circuito de Zandvoort na Holanda não precisa se preocupar de acordo com o De Telegraaf, mas Spa-Francorchamps na Bélgica, sim.

Com 23 corridas em 2022, a Fórmula 1 está estabelecendo um recorde este ano. Nunca antes houve tantas corridas em uma temporada, mas isso não é suficiente. A F1 quer expandir para 24 corridas em 2025, mas há potencial para crescer para um total de trinta corridas, segundo Stefano Domenicali afirmou.

Por enquanto, porém, a categoria está presa ao máximo de 24 corridas, conforme consta no Pacto de Concórdia, que vale até 2025. Isso significa que ainda resta uma vaga no calendário, mas com o retorno da China, do Catar, e a possível chegada de uma corrida em Las Vegas, duas corridas já teriam que deixar o calendário.

Zandvoort não precisa se preocupar de acordo com fontes do De Telegraaf. A Fórmula 1 prefere continuar por anos com o GP em Zandvoort que foi um grande sucesso em 2021. A grande festa nas dunas foi um exemplo para muitas outras organizações.

“Que estamos no caminho certo é óbvio, mas ao mesmo tempo não vamos correr nenhum risco. Somos 100% um evento com financiamento privado, então todas as peças do quebra-cabeça precisam se encaixar. Isso significa que dependemos de nossos compradores de ingressos, patrocinadores e outros parceiros. É lógico já tomar uma decisão após o próximo GP da Holanda”, disse o diretor do circuito, Robert van Overdijk, ao De Telegraaf.

Zandvoort está em uma posição luxuosa a esse respeito. O contrato com a F1 vai até 2023 e o próprio circuito ainda tem uma opção unilateral que pode exercer por mais dois anos. Pelo futuro de Zandvoort, os torcedores não precisam temer, mas sim pelo futuro de Spa-Francorchamps e Paul Ricard.

Os circuitos da Bélgica e da França estão com contratos vencidos e não estão entre as partes com maior quantidade de dinheiro. Spa é o circuito preferido de muitos pilotos e ainda houve muito investimento nos últimos anos para modernizar o circuito. Paul Ricard é menos amado por pilotos e fãs, mas a F1 também vai analisar as ‘carteiras’ dos dois circuitos.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.