Visibilidade não deve melhorar com pneu de chuva de 2022 na F1

O chefe de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, disse que há pouco que o fabricante de pneus possa fazer para reduzir os problemas de visibilidade, que os pilotos relataram em condições de chuva severa, à medida que desenvolvem sua gama de pneus para a temporada 2022.

Com a Fórmula 1 adotando rodas de 18 polegadas para a nova geração de regulamentos técnicos na próxima temporada, Isola disse que a Pirelli dificilmente mudará sua abordagem para seus dois tipos de pneus para chuva.

Na sequência do GP da Bélgica, que foi considerado concluído depois de apenas três voltas oficiais serem completadas sob forte chuva e atrás do Safety Car, Isola acredita que há espaço para a Pirelli ajudar a evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.

“A questão claramente é sobre o que aconteceu em Spa e o motivo de não correr por causa da visibilidade”, disse Isola. “Do lado dos pneus, acredito que pouco podemos fazer para evitar a pulverização no ar.”

“Podemos projetar um pneu diferente, capaz de dispersar menos água, mas então o problema se torna a segurança, porque claramente seria um pneu não capaz de gerenciar a aquaplanagem, como o pneu atual está fazendo.”

“Devem existir outras soluções considerando o asfalto diferente, considerando uma inclinação da pista para remover água parada, ou outras soluções para o carro. Mas do lado do pneu, se quisermos dispersar essa quantidade de água, é impossível não deixar o spray no ar. E se você tem respingos no ar, a visibilidade fica cada vez pior.”

“No momento, para a Fórmula 1, temos um pneu de chuva pesada, projetado para piso molhado, e o intermediário que é obviamente mais para condições de pista secando ou pouca chuva”, disse Isola. “Eles estão trabalhando bem. Existe um cruzamento. Há uma área onde os dois pneus diferentes também podem funcionar.”

“É importante manter essa sobreposição entre os dois pneus. Mas mudar para um único pneu para chuva? Não tenho certeza se essa é a escolha certa agora.”

“Por volta de 2015, fizemos algumas alterações para tornar o pneu melhor, estou falando sobre o pneu para chuva forte, melhor com aquaplanagem”, disse ele quando questionado pelo RaceFans.

“Agora também estamos projetando um novo padrão de banda de rodagem para os pneus de 18 polegadas, estamos testando uma solução diferente, mas acredito que o padrão de banda de rodagem para o próximo ano será muito semelhante ao atual. Porque, como eu disse, queremos manter esse cruzamento e não queremos correr o risco de nos movermos muito de um lado ou do outro. O padrão da banda de rodagem está funcionando bem, então não há razão para mudar.”

“Considere também que em um ano de desenvolvimento e temos seis dias de teste que são dedicados a pneus de chuva, e três desses seis dias são dedicados a intermediários e três para chuva pesada. Portanto, precisamos ser bastante rápidos no desenvolvimento do pneu para chuva”, acrescentou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.