Shovlin relembra falta de vitórias de Button com a BAR na F1

O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin, acredita que o “medo do pódio”, custou a Jenson Button e à BAR-Honda várias vitórias na Fórmula 1.

A British American Racing (BAR), era estabelecida em Brackley no final dos anos 1990, antes de se tornar Honda F1, depois, Brawn GP, e posteriormente, Mercedes F1. Mas antes de ser vendida para a Honda no final de 2005, a equipe não conseguiu atingir seu objetivo de vencer uma corrida.

Shovlin, que foi engenheiro de corrida de Button entre 2004 e 2009, acredita que a equipe deveria ter vencido corridas com seu carro de 2004, depois de conseguir quatro segundos lugares.

Quando questionado se o BAR 006 merecia vencer uma corrida, Shovlin disse ao podcast Beyond the Grid: “Acho que o carro merecia. Acho que foi em Indianápolis, foi a corrida com uma grande batida de Ralf (Schumacher) na reta principal. Deveríamos ter entrado nos boxes, mas ficamos na pista.”

“Taku (Takuma Sato), o segundo piloto da BAR herdou a liderança quando Michael (Schumacher) entrou nos boxes, mas passou muito, muito lentamente entre os destroços na reta.”

“Jenson estava preso atrás dele, gritando no rádio perguntando por que ele estava indo tão devagar. Nesse ínterim, a Ferrari conseguiu fazer um pit stop e ainda saiu na liderança.”

“Essa foi a oportunidade porque o carro estava funcionando bem, estrategicamente poderia ter dado certo para nós. Para ser honesto, houve um pouco de ‘medo do pódio’ quando ficamos na frente em uma corrida e não estávamos realmente prontos para isso.”

Button acabou conquistando a vitória pela primeira vez no Grande Prêmio da Hungria de 2006, mas já como equipe Honda, em uma corrida que ele largou em 14º e mostrou seu talento para pilotar em condições adversas.

Embora a Honda tivesse adquirido 100% da equipe no final de 2005, a British American Tobacco permaneceu como o patrocinador titular na temporada, portanto, pôde compartilhar as comemorações.

“Foi uma corrida incrível”, acrescentou Shovlin. “Isso ainda foi quando a BAR estava envolvida, em 2007, foi quando a equipe se tornou inteiramente Honda”, acrescentou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.