Saída da Petrobras abre espaço para petrolífera britânica na McLaren

A Gulf Oil International assinou um patrocínio de vários anos com a equipe McLaren Racing F1 e a empresa de supercarros de luxo McLaren Automotive.

Especialistas do setor entendem que a taxa de patrocínio vale cerca de US$ 4 milhões (3,4 milhões de euros) por temporada, além do fornecimento de produtos lubrificantes a óleo.

Isso seria menos do que a taxa de patrocínio de cerca de US$ 10 milhões por temporada pagos à McLaren Racing pelo antecessor da Gulf Oil na categoria, a empresa brasileira de petróleo, Petrobras, que deixou o acordo antes do início da temporada.

A Petrobras, financiada pelo Estado, forneceu óleo e combustível à equipe em um acordo que foi fortemente criticado pelo presidente do governo brasileiro, Jair Bolsonaro.

Em uma série de tweets no ano passado, Bolsonaro disse que o contrato de patrocínio da Petrobras para a equipe McLaren F1 era “injustificável”, e que o governo estava procurando maneiras de rescindir o contrato.

Bolsonaro disse que o custo do patrocínio era superior a US $ 40 milhões por ano, valor que foi repudiado por fontes próximas à equipe.

Para lançar a nova parceria, divulgada na mídia na semana passada, a marca Gulf será integrada à equipe McLaren F1 no Grande Prêmio da Inglaterra deste fim de semana.

O logotipo da Gulf será usado por todo o pessoal da McLaren durante a temporada 2020, e também estará nas tampas dos motores e nos espelhos retrovisores dos carros MCL35.

Já o combustível será fornecido pelo fornecedor de motores, Renault, e a partir de 2021, pela Mercedes, que vai fornecer os motores em um contrato de quatro anos, assinado em setembro de 2019.

Zak Brown, executivo-chefe da McLaren, disse estar encantado por reunir as marcas Gulf e McLaren, que têm links que remontam a mais de 50 anos. “Gulf faz parte da história da McLaren e é bem conhecido por sua inovação e excelência técnica no setor, que se alinha perfeitamente à McLaren”, disse ele.

A associação da Gulf com a McLaren começou em 1968 e continuou até o final da temporada de 1973, durante a qual a equipe venceu mais de 40 corridas na F1. A parceria foi renovada nas 24 horas de Le Mans, na década de 1990, com o McLaren F1 GTR correndo com as cores da Gulf ao longo da década.

Outra mudança, é que a partir de 2021, a Gulf também se tornará o fornecedor oficial de lubrificantes para a marca de carros esportivos da McLaren Automotive, com todos os carros a serem abastecidos com a Gulf Oil e o combustível otimizado para motores de alto desempenho.

A marca Gulf também será exibida nos eventos de clientes da McLaren Automotive que ocorrem em todo o mundo, nos varejistas e no kit da equipe.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 27/07/2020 – Ímola, Ásia e Oriente Médio devem fechar a temporada 2020 da F1:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.