Com o fim da pré-temporada há sempre muita empolgação a respeito dos resultados obtidos pelos pilotos.
Mas quais as reais chances das “coisas” acontecerem exatamente como nos testes? Quantas “cartas na manga” as equipes possuem se é que elas existem? E o quanto poderão evoluir seus pacotes ao longo do campeonato. Isso será mais determinante do que os tempos registrados durante os testes das últimas semanas.
O fato é que o com a mudança de regulamento o jogo está mais aberto, mais ainda prevalece o maior investimento, a melhor estrutura. Red Bull, Mercedes e Ferrari estão na liderança disparada nesse quesito. Force India, Haas, Toro Rosso e Williams talvez estejam em patamares semelhantes.
Durante os testes dos últimos dias Massa chegou a liderar os treinos da terça-feira, mas afirmou que estava usando todo o potencial do FW40 e que “lutar por pódios já seria uma grande trabalho”.
Massa fez o melhor tempo para a Williams durante os testes, 1:19.726s com pneus supermacios, aproximadamente 1 segundo mais lento que a melhor volta dos testes, feita nesta sexta-feira por Kimi Raikkonen da Ferrari, 1:18.634s – levando em consideração a melhor volta com pneus super macios. O que trás boas esperanças sobre o brasileiro subir ao pódios algumas vezes no ano.
Em uma relação feita por nós da ‘F1Mania’ onde foi considerado todos os tempos marcados durante os testes de pré-temporada da F1, Massa largaria na quinta colocação, logo atrás da Mercedes e Ferrari, a frente da Red Bull de Max Verstappen em apenas 0.018 segundos.
CHANCES DO BRASILEIRO
Nas condições atuais que as equipes se encontram, podemos ter boas esperanças com Felipe Massa já no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, que acontece no dia 26 de Março.
A confiabilidade que a Williams demonstrou pode ser um fator determinante, já que a Renault, também fornecedora de motores da Red Bull, apresentou falhas em ambos os carros. Nico Hulkenberg, da Renault, e Max Verstappen, Red Bull, fizeram declarações onde se mostraram preocupados com o fator “confiança” em seus monopostos.
VERSTAPPEN: “RENAULT IRÁ RESOLVER PROBLEMAS NO MOTOR ANTES DE MELBOURNE”
Com isso e um pouco de sorte, afinal são apenas três que sobem ao pódio e os favoritos continuam sendo os pilotos da Mercedes, Ferrari e Red Bull, podemos ver o brasileiro dando as caras por lá. Mais a longo prazo a evolução das equipes e a adaptação ao novo regulamento serão fatores decisivos na disputa por vitórias e troféus.
Os treinos para o GP da Austrália de Fórmula 1 começam dia 23 de março as 22h00* com a transmissão dos canais SPORTV. Já a corrida acontece na madrugada de sábado para domingo (26) às 02h00* com transmissão ao vivo pela Rede Globo. A F1Mania.net, como de costume, faz a cobertura de tudo o que acontece no fim de semana em Melbourne.
