Pirelli: Primeiro teste da pré-temporada da Fórmula 1

Os primeiros quatro dias de testes da pré-temporada da Fórmula 1 foram concluídos nesta quinta-feira (2), no circuito espanhol de Montmelò. Um total de 3.185 voltas foram completadas, o que significa 14.826 quilômetros.

Entre segunda e quarta-feira, os pilotos testaram os pneus slick mais largos nos carros de 2017 pela primeira vez. Hoje, eles também experimentaram os pneus intermediários e de chuva extrema, no circuito artificialmente molhado.

Mario Isola, gerente de competições da Pirelli: “Nós estamos satisfeitos com os resultados desses quatro dias. Do que pudemos ver até agora, o novo produto está em linha com as nossas expectativas. Para a temporada 2017, pediram para desenvolvermos pneus com menos degradação e que permitam aos pilotos forçarem o ritmo ao máximo. Isso é o que vimos até agora e o que vamos continuar a ver na segunda sessão de quatro dias na próxima semana.

Durante os primeiros testes, os tempos de volta já caíram consideravelmente. O objetivo era ser cinco segundos mais rápido na comparação com as marcas de Barcelona, em 2015. Ontem, Valtteri Bottas fez o melhor tempo, 1min19s705, usando pneus ultramacios. Considerando que a pole em 2015 nesta pista foi de 1min24s68, eu diria que este objetivo foi atingido.

Hoje, também vimos, primeira vez, os novos pneus para pista molhada. A combinação de novas dimensões e o padrão de banda de rodagem fez com que a capacidade de expulsão de água do pneu Cinturato Azul para chuva extrema subisse de 65 para 85 litros de água por segundo, por pneu, a 300 km/h. O intermediário, Cinturato Verde, também teve aumento: de 25 para 30 litros de água dispersados por segundo.

Nós coletamos muito mais dados para os nossos engenheiros analisarem antes da próxima sessão de testes, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de março, novamente, em Barcelona.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.