A Pirelli levará os seguintes três compostos para a 13ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1, que será realizada na Bélgica*, entre os dias 25 e 28 de agosto, no circuito de Spa-Francorchamps:
P Zero Branco médio
P Zero Amarelo macio
P Zero Vermelho supermacio
Os pneus seguintes foram definidos pela Pirelli como uso obrigatório em algum momento da corrida:
Um jogo de P Zero Branco médio
Um jogo de P Zero Amarelo macio
Cada piloto deverá ter estas duas opções disponíveis para a corrida e deverá usar pelo menos uma de cada durante a prova.
O seguinte pneu foi definido para uso durante o Q3 da classificação:
Um jogo de P Zero Vermelho supermacio
Obedecendo ao regulamento, cada piloto deve reservar para o Q3 um jogo do composto mais macio entre os três disponíveis para a etapa. Ele será devolvido para a Pirelli após o Q3 pelos pilotos que se classificarem entre os dez primeiros, mas o restante do grid poderá mantê-lo para a corrida, como é o caso atualmente.
+++++
Grande Prêmio do Japão
A Pirelli irá levar os seguintes três compostos para a 17ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1, que será realizada no Japão*, entre os dias seis e nove de outubro, no circuito de Suzuka:
P Zero Laranja duro
P Zero Branco médio
P Zero Amarelo macio
Os pneus seguintes foram definidos pela Pirelli como uso obrigatório em algum momento da corrida:
Dois jogos de P Zero Laranja duro.
Cada piloto deverá ter estes dois jogos disponíveis para a corrida, e usar ao menos um deles.
Estes são os pneus escolhidos para o Q3 do treino classificatório:
Um jogo de P Zero Amarelo macio
Também, neste caso, seguindo o regulamento, cada piloto deve guardar para o Q3 um jogo do composto mais macio dos três disponíveis para o fim de semana. Este jogo será devolvido para a Pirelli após o Q3 pelos pilotos classificados entre os dez primeiros, mas os restantes do grid poderão guardá-lo para uso na corrida – como é o caso atualmente.
Os times são livres para escolher os outros 10 jogos; resultando em 13 jogos de pneus no total para o fim de semana.
*O novo regulamento dos pneus para a temporada 2016 dita que a escolha dos compostos para eventos distantes deve ser feita com 14 semanas de antecedência, enquanto provas na Europa possuem o limite de oito semanas.
