Piastri reage a elogio de Prost e destaca diferenças na F1 moderna

Oscar Piastri, atual líder da classificação no campeonato de pilotos da Fórmula 1, respondeu ao elogio de Alain Prost, quatro vezes campeão na categoria, que o comparou ao próprio estilo estratégico do francês nas décadas de 1980 e 1990.

Prost, falando durante o Goodwood Festival of Speed, elogiou a capacidade de Piastri de pensar estrategicamente durante as corridas, uma característica que o remeteu à sua própria abordagem ao longo de sua carreira na F1. Quando questionado sobre a comparação, Piastri se mostrou honrado: “Muito legal! Eu já ouvi essa comparação de algumas pessoas. Em alguns aspectos, vejo isso também.”

Porém, o piloto da McLaren rapidamente destacou que a Fórmula 1 evoluiu consideravelmente desde a época de Prost: “Naquela época, havia muito mais preocupações com a confiabilidade, até questões de confiabilidade relacionadas ao próprio piloto. Mas a mentalidade é a mesma, tentar ser consistente”, afirmou Piastri.

Piastri reage a elogio de Prost e destaca diferenças na F1 moderna
Foto: IMAGO

Essa consistência se tornou a prioridade do australiano para a segunda parte da temporada 2025, após algumas perdas de pontos nas corridas recentes, principalmente para seu companheiro de equipe, Lando Norris. Para Piastri, o foco na regularidade é fundamental em uma disputa de campeonato, especialmente quando se considera a importância de terminar todas as corridas: “Quando você está lutando pelo primeiro e segundo lugar, a diferença é de sete pontos, mas se você não terminar a corrida, pode perder dezoito ou vinte e cinco pontos. Então, é essencial terminar as corridas e ser consistente. Não dá para arriscar desnecessariamente”, acrescentou.

O jovem piloto afirmou ainda, que embora a mentalidade de um candidato ao título na Fórmula 1 moderna compartilhe semelhanças com a de Prost, os motivos para essa abordagem são provavelmente diferentes nos dias de hoje: “Eu diria que a mentalidade é comparável, e acredito que funcionou bem no passado”, concluiu Piastri.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.