P2 é melhor do que P1 no grid de largada em alguns circuitos?

Alguns questionamentos estão surgindo, sobre a posição de largada em uma corrida de Fórmula 1. Em algumas pistas, parece ser mais vantagem começar da segunda posição no grid, do que da primeira, por causa da posição da pista e da distância para a primeira curva. Marc Priestley, ex-engenheiro da McLaren, destacou a questão em um vídeo em seu canal no YouTube.

“Se você fizer uma ótima largada, P1 é obviamente o melhor. Se você fizer uma largada menos do perfeita, a pessoa que começa no P2 pode ter a chance de pegar um vácuo até a primeira curva”, disse Priestley.

“Portanto, dependendo da distância até a curva 1, pode ser que no P2, mesmo que você não tenha uma vantagem, pode pelo menos, não estar em desvantagem”, continuou o britânico. “No P1, primeiro de tudo você tem que ter certeza que você vai largar bem, e além disso, você tem que tentar manter aqueles que estão atrás de você fora do seu vácuo, o que pode ser muito difícil.”

Ele continuou: “Esses carros são imensamente parecidos, mas têm diferentes pontos fortes e fracos. O carro da Red Bull não chega nem perto da velocidade em linha reta que o da Mercedes, e nessa parte do circuito (reta) tudo gira em torno da velocidade máxima.”

“Você pode pensar em um cenário em que Max (Verstappen) pode ter um carro mais rápido em uma volta e se qualificar na pole, enquanto Lewis (Hamilton) é mais lento e se qualifica em segundo ou terceiro. Com essa diferença na velocidade máxima, Lewis poderia chegar primeiro à curva 1, se os dois pilotos fizerem uma boa largada”, acrescentou Priestley.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.