F1: McLaren comemora vitória mas lamenta o 1-2 perdido com falha em Norris na Holanda

A McLaren deixou o GP da Holanda com sentimentos divididos neste domingo (31). Oscar Piastri conquistou mais uma vitória na temporada, enquanto Lando Norris abandonou com poucas voltas para o final da prova em Zandvoort. O resultado encerrou uma sequência de dobradinhas da equipe no pódio.

Piastri celebrou o triunfo, mas não escondeu a frustração com o azar do companheiro de equipe. “Estou muito satisfeito por sair daqui com a vitória. Senti que tive controle durante toda a corrida e fui capaz de empurrar e economizar onde precisei. No entanto, foi extremamente azarado para o Lando, pois você nunca quer ver o seu companheiro de equipe abandonar, ou ganhar pontos dessa maneira”, afirmou o australiano.

Race winner Oscar Piastri (AUS) McLaren celebrates on the podium.
Foto: XPB Images

Para Norris, a corrida em Zandvoort foi marcada por um desempenho sólido que terminou em frustração. “É uma pena ter terminado a corrida dessa forma hoje, mas estava fora do meu controle e não havia nada que eu pudesse ter feito diferente. Eu estava fazendo uma boa corrida até aquele momento. Ficar tão próximo do carro à frente durante toda a corrida não é fácil em Zandvoort, então estou satisfeito com minha performance. Minha atenção agora se volta diretamente para Monza”, finalizou o britânico.

O chefe de equipe, Andrea Stella, reforçou o sentimento duplo. “Hoje vivenciamos os dois lados do automobilismo. A alegria e a satisfação de uma vitória da McLaren e do Oscar, com uma condução forte e confiante até a bandeirada final. No geral, ele teve um final de semana impecável, em condições complicadas, demonstrando uma impressionante habilidade de corrida que o levou à vitória de hoje”, disse.

Stella também comentou a falha técnica que tirou Norris da pista: “Sentimos a dor da desistência de Lando no final da prova. Lando estava em condições de travar uma boa batalha na frente, com um final 1-2 parecendo muito provável. Identificamos um problema no lado do chassi e faremos uma análise completa antes de corrermos novamente em Monza. Este é o primeiro problema técnico da equipe após uma longa sequência de confiabilidade impecável.”

Com a vitória, Piastri abriu 34 pontos de vantagem na liderança do campeonato. Para Norris, a situação fica mais difícil. Se precisar trocar de motor para o GP da Itália, no próximo domingo (7), ele terá que pagar 10 posições de punição.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.