Marko comenta nova rotina longe do paddock da Fórmula 1

Pela primeira vez em 20 anos, Helmut Marko não estará na Austrália acompanhando a Red Bull na abertura da temporada da Fórmula 1. A saída do  austríaco aconteceu em meio a uma reestruturação da equipe, iniciada em julho com a demissão de Christian Horner. Em meio a especulações iniciais sobre os motivos do desligamento, Marko afirmou que a decisão partiu exclusivamente dele.

Mesmo distante fisicamente do paddock, o ex-conselheiro garantiu que seguirá atento ao campeonato. Em entrevista à F1-Insider, ele comentou que vê com bons olhos a possibilidade de não viajar para a abertura da temporada 2026 em Melbourne. “Aproveito muito a ideia de que não tenho que voar para a Austrália em fevereiro”, declarou.

MONTREAL, QUEBEC - JUNE 14: Dr Helmut Marko, Team Consultant of Oracle Red Bull Racing looks on during qualifying ahead of the F1 Grand Prix of Canada at Circuit Gilles-Villeneuve on June 14, 2025 in Montreal, Quebec. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202506140568 // Usage for editorial use only //
Foto: Red Bull Content Pool

Segundo ele, a rotina em casa já está sendo ajustada para acompanhar as atividades da F1l. “Agora estou configurando as coisas na TV para que ainda tenha todas as informações a que estou acostumado — porque sem os tempos por setor e coisas assim, é difícil acompanhar uma corrida”, explicou.

Apesar do afastamento, o nome de Marko continua em evidência no noticiário da categoria. Em entrevista recente ao Krone Zeitung, o ex-chefe da Haas, Günther Steiner, disse ter se surpreendido com o momento da saída, mas afirmou não ter dúvidas de que o austríaco ainda será assunto no futuro. “Tenho certeza de que ouviremos mais uma ou duas declarações do Doutor no futuro — não há necessidade de se preocupar com isso”, afirmou Steiner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.