Christian Horner supervisionou todas as 84 vitórias da Red Bull na Fórmula 1, mas uma vitória especificamente se destaca em sua memória, e não foi de Max Verstappen.
Horner destacou o triunfo de Sebastian Vettel em Abu Dhabi em 2010, como a melhor vitória de sua equipe na F1.
Antes da etapa final daquela temporada em Yas Marina, Fernando Alonso, da Ferrari, tinha uma vantagem de 15 pontos sobre o alemão na classificação de pilotos, o que dava ao espanhol o status de favorito para conquistar o título.
No entanto, Vettel foi bem desde o início ao se qualificar na pole, enquanto Alonso alinhou em terceiro no grid de largada.
O então piloto da Ferrari precisava apenas de um P4 para conquistar seu terceiro título na F1, mas Alonso ficou ‘devendo’, terminando apenas na sétima posição, disputando posições com Vitaly Petrov da Lotus, enquanto Vettel caminhou para a vitória e seu primeiro título na F1, tornando-se aos 23 anos de idade o mais jovem campeão da categoria.
“Provavelmente porque era completamente contra as probabilidades, e Sebastian venceu a última corrida em Abu Dhabi, pois ele não liderou o campeonato em nenhum momento em 2010”, disse Horner à Cambridge Union, quando perguntado sobre o melhor dia da Red Bull.
“Fernando era o favorito para vencer aquela corrida e o campeonato, e literalmente contra as probabilidades, Sebastian venceu e foi o suficiente para ele se tornar o campeão, então foi completamente contra as probabilidades”, disse ele.
Max Verstappen teve todas as suas 28 vitórias na F1 até agora, com a Red Bull. Mas o holandês ainda não igualou a contagem de 38 vitórias de Vettel com a equipe de Milton Keynes, e Horner foi convidado a comparar os dois pilotos.
“Eles são totalmente diferentes”, disse Horner. “Sebastian é muito meticuloso em cada elemento de dados, cada aspecto do que está acontecendo com o carro, cada componente do carro. Ele costumava ser o último a deixar o circuito.”
“Max é muito mais simplista. Ele é apenas um talento muito bruto. Ele é o piloto mais faminto que já conheci e ele só quer vencer. Ele lhe dá um feedback muito direto, é muito direto com seu engenheiro de corrida. Eles são como um velho casal às vezes.”
“Você sabe que a cada volta ele vai te dar 110%. E ele exige o mesmo da equipe. Então, eles são personalidades muito diferentes, personagens muito diferentes. Mas eu diria que a única coisa que eles têm em comum é a ambição”, finalizou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
