A BMW deixou a Fórmula 1 definitivamente no final de 2008. No entanto, após fortes períodos na Sauber e na Williams, onde não havia orçamento suficiente para vencer, foi decidido que a F1 não era a plataforma certa para a marca.
Eles retornaram à Fórmula 1 em 2000 como fornecedora de motores para a Williams. Cinco bons anos se seguiram com várias vitórias e pódios, mas a BMW queria mais. A equipe tinha que se chamar BMW, mas isso não foi permitido por Frank Williams. A BMW olhou mais longe e partiu para a Sauber, onde também teve sucesso novamente.
Com Nick Heidfeld e Robert Kubica, a BMW conseguiu competir no topo, mas não conseguiu lutar pelo título. Em 2008, o foco mudou rapidamente para as novas regras de 2009, mas o resultado foi diferente. A BMW perdeu o ritmo e terminou mais baixa no campeonato do que nos anos anteriores. O fabricante resolveu abandonar a categoria e não voltou mais desde então.
No Beyond the Grid, Heidfeld relembra esse período e acha que a BMW desistiu do projeto muito rapidamente. “Na minha opinião, a BMW desistiu muito rapidamente. Talvez tenha sido a escolha certa diante da crise financeira, mas se você observar os resultados, poderá ver que eles fizeram um trabalho muito bom”.
“Pena que eles decidiram sair naquele momento. Hoje em dia, os fabricantes colocam tudo para ganhar o título, mas a BMW não queria fazer isso, e então, não havia realmente uma chance de título”, acrescentou.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Está no ar o Episódio #8 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Entrevista com Sérgio Sette Câmara, alterações na pontuação de superlicença e novo calendário do Mundial de Endurance. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Spotify – http://f1mania.vc/auV
Google Play Music – http://f1mania.vc/auU
Deezer – http://f1mania.vc/auX
iTunes – http://f1mania.vc/aRy
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola
