Head explica saída inesperada de Hill da Williams F1 no final de 1996

Depois de quatro temporadas com a Williams, a parceria com Damon Hill, que conquistou o título mundial naquela mesma temporada, chegou ao fim em 1996. Hill mudou-se para a pequena equipe Arrows, para finalmente encerrar sua carreira na Fórmula 1 após dois anos na Jordan. Patrick Head, co-fundador da Williams, explica a saída repentina de Hill da equipe naquela época.

Hill fez sua estreia na Fórmula 1 em 1992 com a Brabham, e foi contratado pela então muito forte equipe Williams, um ano depois. Lá ele imediatamente venceu três corridas e terminou em terceiro no campeonato. Em 1994 e 1995, Hill venceu dez corridas e terminou em segundo no campeonato, atrás de Michael Schumacher em ambas as temporadas. Em 1996, ele finalmente conquistou o título ao vencer oito das dezesseis corridas. No final da temporada, ele inesperadamente mudou para a Arrows.

Houve muita especulação na época sobre a saída de Hill e no podcast Beyond the Grid, Head falou sobre o verdadeiro motivo. “Damon tinha o hábito de empregar personagens obscuros e tinha uma espécie de empresário na época, Michael Breen, que não era o personagem mais charmoso”, disse Head. “Ele colocou sua pasta na mesa de Frank (Williams) e se pudesse colocar suas botas na mesa de Frank, ele o teria feito.”

“Ele era muito arrogante”, continuou Head. “Ele disse a Frank: ‘Damon nem mesmo pensa em correr para você, se receber uma quantia que seja menos que cinco vezes o seu salário de 1995’. Frank pensou, e um silêncio desconfortável caiu. Deve ter havido um ou dois minutos de silêncio total e então Frank disse: ‘Michael, sugiro que você pegue sua pasta da minha mesa, a porta está ali. Por favor, saia’. Breen estava tão certo de que eles receberiam aquela quantia de dinheiro, mas vimos que Damon não estaria lá. Isso é tudo, foi uma pena”, acrescentou.

Com essa atitude de Breen, Frank Williams ficou farto da situação e a equipe decidiu procurar um substituto para Hill. Heinz-Harald Frentzen foi contratado como companheiro de equipe de Jacques Villeneuve, que estreou em 1996. Em 1997 Villeneuve e a Williams conquistaram os títulos mundiais daquela temporada, que foram os últimos títulos da equipe até agora. Em retrospecto, Head acredita que a Williams e Hill erraram em se separar. “Foi um grande erro e talvez egos e outras coisas tenham interferido”, finalizou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.