Durante o fim de semana do GP de São Paulo, Lewis Hamilton comentou sobre seu compromisso em apoiar os novos talentos da Fórmula 1, criticando a postura negativa de alguns pilotos mais velhos. O heptacampeão, que está no grid desde 2007, ressaltou a importância de acolher a nova geração em vez de desmerecê-la.
O britânico afirmou que as críticas aos novatos não vêm apenas de fãs e da imprensa, mas também de ex-pilotos e até de colegas de pista. “É ótimo ver jovens talentos surgindo”, disse. “Sabe, eu lembro de chegar aqui em 2007 e ser um deles”, relembrou. Neste ano, a safra de novatos da categoria está cheia com Gabriel Bortoleto (Sauber), Isack Hadjar (Racing Bulls), Kimi Antonelli (Mercedes), Oliver Bearman (Haas), Liam Lawson (Racing Bulls) e Franco Colapinto (Alpine).
“É uma experiência incrível, mas antes de você chegar aqui, tem todas essas ideias preconcebidas do que seria — e, na maioria das vezes, não é igual ao que você imaginou. Talvez a parte da pilotagem seja, mas depois há todas as outras coisas que cercam [a categoria], e a pressão é extremamente alta. Esses jovens são bombardeados com perguntas e, obviamente, com as redes sociais. Mas eu acho que todos eles têm lidado com isso muito, muito bem.”

Hamilton reforçou que quer estar presente na vida dos jovens competidores: “Eu sempre quis muito ser um piloto que… mesmo quando eu sair daqui, sempre serei alguém que apoia os jovens, a juventude”, afirmou. “Sabe, você ouve tantas coisas negativas vindas desses caras mais velhos, desses pilotos mais velhos que, na maioria das vezes, nem chegaram a conquistar muito. E eu acho que simplesmente adoro ver esses caras que mantêm a cabeça no lugar, fazendo [o trabalho] com um sorriso e fazendo o que amam e tendo sucesso. Então, estou tão animado para ver a progressão da carreira deles.”
O piloto se mostrou um apoio para Kimi Antonelli no GP da Bélgica, quando o estreante da Mercedes enfrentou dificuldades na parte europeia da temporada. Os dois chegaram a ter conversas durante aquele fim de semana, com o heptacampeão aconselhando o jovem.
Essa não é a primeira vez que o piloto da Mercedes se manifesta contra críticas de veteranos. Ao comentar sua futura mudança para a Ferrari à Time Magazine, ele declarou: “Sempre recebi bem a negatividade. Eu nunca, jamais respondo a nenhum daqueles homens mais velhos, basicamente brancos, que comentaram sobre a minha carreira e o que eles acham que eu deveria fazer. A forma como você aparece, como você se apresenta, como você atua, vai dissipando isso aos poucos.”
