Lewis Hamilton espera evitar a repetição da sua vitória ‘manchada’ no Grande Prêmio da Rússia em 2018, onde as ordens da equipe permitiram que ele vencesse.
O companheiro de equipe de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas, foi instruído a deixar o carro número 44 passar.
Mas, refletindo sobre sua temporada de 2018, Hamilton revelou seu ódio por vencer corridas dessa maneira.
“Eu realmente espero que nunca mais haja um cenário como esse”, disse Hamilton ao site da equipe Mercedes.
“A essa altura do ano, a equipe estava dizendo ‘vamos fazer de tudo para ter certeza, Lewis está agora tão à frente que você não pode pegá-lo no Campeonato, então agora temos que começar a apoiá-lo, certifique-se de amarrar ambos os campeonatos’.”
“Nem Valtteri nem eu sentamos na sala dizendo que queremos posições invertidas, só queremos ir lá e ganhar a posição e correr para isso”.
“No final das contas, Valtteri foi mais rápido naquele fim de semana e merecia a vitória”.
“Mas foi realmente embaraçoso. Quando recebi a ordem de que Valtteri me deixaria passar, não me lembro exatamente, acho que disse algo como “apenas diga a ele para acelerar”.
“Eu acho que na corrida eu fui mais rápido, na qualificação ele foi mais rápido.”
Hamilton disse que se sentiu muito ‘em conflito’ quando a bandeira quadriculada foi agitada, mas finalmente respeitou a decisão da equipe com o título do Campeonato Mundial em jogo.
“Eu me lembro de vê-lo encostar e continuei”, disse ele.
“Não é sempre assim que eu queria ganhar, e não acho que nenhum piloto quer vencer dessa maneira”.
“Cruzando a linha eu estava em conflito, porque se eu penso com meu coração, então eu teria o outro caminho, mas na vida e na competição você tem que aproveitar o momento, você tem que aceitar isso como vem, e você tem que aproveitá-lo quando tiver a oportunidade”.
“Se você coloca seus sentimentos em primeiro lugar, pode não chegar onde planejou, se isso faz sentido”.
“A equipe havia tomado a decisão, e embora eu realmente quisesse, todo o resto daquela corrida, tomei a decisão de ficar com o que a equipe tinha escolhido fazer”.
“Foi a decisão certa a tomar, mas no final, não precisávamos ter esse dia. Mas acho que foi um dia importante no sentido de como nos unimos”.
Hamilton também prestou homenagem a Bottas, que irá para um terceiro ano juntos como companheiros de equipe.
“Foi um dia difícil para Valtteri, mas acho que ele foi totalmente respeitoso e um grande jogador de equipe”, acrescentou.
“Ele tem sido um incrível companheiro de equipe. Não é fácil ser meu companheiro, mas também não é fácil ser seu companheiro de equipe, porque ele é muito, muito rápido, e continua a ficar cada vez mais rápido”.
“Eu estou aqui há seis anos, esse foi apenas o segundo ano dele, e ele realmente me deixa na ponta dos pés”, finalizou Hamilton.