Lewis Hamilton teve classificação para esquecer no GP da Arábia Saudita da F1. Neste sábado (26), enfrentando dificuldades em Jeddah, o heptacampeão ficou apenas em 16º e não conseguiu passar do Q1.
A Mercedes tem patinado com o desempenho desde a primeira etapa da temporada 2022, no Bahrein. Entretanto, na prova barenita, após largar em quinto, se beneficiou de um duplo abandono da Red Bull para terminar no pódio.
Entretanto, a escalada na prova saudita vai precisar ser muito maior. Sofrendo com o rendimento do W13, o inglês andou sempre na parte de baixo da tabela e chegou a conseguir a 15ª colocação, mas acabou tirado por Lance Stroll no cronômetro zerado.
Acontece que essa é apenas a décima vez que o competidor não consegue avançar para a fase seguinte da classificação. A primeira vez foi no GP de Mônaco de 2009, quando já era campeão mundial e ainda defendia a McLaren.
Os episódios seguintes foram Turquia, Inglaterra e Brasil, também em 2009, Malásia em 2010, Hungria em 2014, China e Bélgica em 2016 e Brasil em 2017. Portanto, quase cinco anos sem ficar no Q1.
