Valtteri Bottas conquistou sua segunda pole position da temporada de 2018, superando seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. As “Flecha de Prata” dominaram as rivais Ferrari, e garantiram a dobradinha na primeira fila para o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1.
O tempo da pole de Bottas foi de 1:37.387s, um décimo e meio mais rápido que Hamilton. Após a primeira tentativa, Bottas foi mais rápido por apenas quatro milésimos de segundo, o que significava que tudo ainda estava aberto entre as duas Mercedes para a volta decisiva no Q3.
Reveja o AO VIVO da F1Mania.net para a qualificaçãodo GP da Rússia de F1 2018:
Grande Prêmio da Rússia de F1 – Circuito de Sochi
Este será o 7º GP da Rússia, o quinto deste século. Os dois primeiros foram disputados em 1913 e 1914 e todos eles foram vencidos pela Mercedes. A pista de 5,848 km está localizada no coração da estância do Mar Negro e teve sua infra-estrutura instalada originalmente para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. A pista tem 18 curvas entre curvas de 90 graus e curva de alta velocidade
É basicamente um circuito de rua, mas tem uma mistura interessante de seções permanentes e temporárias. A infra-estrutura em todo o paddock e boxes é permanente, mas a pista em si é temporária. É ladeada por muros, tem pouca área de escape e pune erros de pilotagem.
No entanto, a presença de duas retas – a maior das quais tem 650 metros – leva a velocidades mais altas do que muitos circuitos permanentes no calendário. No ano passado a pole foi conquistada por Sebastian Vettel a uma velocidade média de 225.902 kph, colocando a pista em pé de igualdade com Albert Park, em Melbourne e mais rápida do que Mônaco, Montreal e Cingapura.
Na temporada de 2017, Valtteri Bottas venceu depois de largar atrás das Ferraris na terceira posição. Lewis Hamilton largou em quarto, mesma posição que terminou a corrida.
O asfalto contém um polímero especial que dá à superfície aderência extra com baixa degradação dos pneus, por isso as equipes devem fazer apenas uma parada durante a corrida. É a primeira vez dos compostos hiper-macios em Sochi, mas as equipes que passarem para o Q3 na classificação terão como objetivo provavelmente largar com os hiper-macios e na parada trocar por ultra-macios.
