GP da Itália: confira os dias e horários da F1 em Monza; F2 e F3 também são destaques

O Grande Prêmio da Itália, 14ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (6, 7 e 8 de setembro) no tradicional Circuito de Monza.

A F1Mania.net trará uma cobertura completa dos treinos, classificação e da corrida em TEMPO REAL do GP da Itália de F1, começando nesta sexta-feira (06 de setembro) com o Treino Livre 1 às 6h.

A Fórmula 2, do brasileiro Sérgio Sette Câmara, e a FIA Fórmula 3, de Pedro Piquet e Felipe Drugovich, também têm etapas neste final de semana.

Confira os dias e horários, sempre no horário de Brasília (GMT -3):

Sexta-feira, 6 de setembro

04h35 às 05h20 – Treino Livre Fórmula 3
06h00 às 07h30 – Treino Livre 1 (TL1) Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
08h00 às 08h45 – Treino Livre Fórmula 2
10h00 às 11h30 – Treino Livre 2 (TL2) Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
11h55 às 12h25 – Qualificação Fórmula 2
12h50 às 13h20 – Qualificação Fórmula 3

Sábado, 7 de setembro

05h30 às 06h15 – Corrida 1 Fórmula 3 (22 voltas ou 40 minutos)
07h00 às 08h00 – Treino Livre 3 (TL3) Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
10h00 às 11h00 – Qualificação Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
11h45 às 13h00 – Corrida 1 Fórmula 2 (30 voltas ou 60 minutos)

Domingo, 8 de setembro

04h30 às 05h15 – Corrida 2 Fórmula 3 (22 voltas ou 40 minutos)
05h50 às 06h40 – Corrida 2 Fórmula 2 (21 voltas ou 45 minutos)
10h10 – Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 (44 voltas ou 120 minutos) – em TEMPO REAL na F1Mania.net

 

Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 2019: Monza

Para o GP da casa da Pirelli, em Monza, o C2 foi escolhido como o pneu duro, branco, o C3 como o pneu médio, amarelo, e o C4 como o pneu macio, vermelho: a combinação mais comum vista até agora este ano. Essa seleção é o melhor compromisso para lidar com as demandas variadas do ‘templo da velocidade’, que ao longo dos anos teve alguns trechos mais lentos e mais técnicos adicionados às retas e curvas rápidas que construíram a reputação de Monza: o local que hospedou mais Grandes Prêmios do que qualquer outro.

Características da pista:

  • A pole do ano passado de Kimi Raikkonen tornou-se a volta mais rápida de Monza e da história da Fórmula 1, a uma velocidade média de 263.587 km/h. O tempo de volta mais rápido de Monza ainda é de 1min21s046 (com uma média de 257.320 km/h), feita por Rubens Barrichello, em 2004.
  • As opções deste ano são muito semelhantes às do ano passado, quando foram selecionados os compostos médios, macios e super macios. A única diferença é que o C4 atual é mais macio que o super macio de 2018, enquanto o C2 também é um pouco mais macio que o médio do ano passado. Como de costume, os dados dos anos anteriores são um fator-chave na seleção dos pneus para as corridas.
  • As equipes utilizam uma configuração de menor pressão aerodinâmica possível em Monza, tudo para maximizar a velocidade máxima nas longas retas. Isso significa que os pneus precisam fornecer máxima aderência mecânica nas curvas, e que a perda de aderência na frente também pode ser um problema, pois as equipes buscam proteger os pneus traseiros para otimizar a tração.
  • O clima é geralmente seco e quente em Monza, mas no ano passado houve chuva intermitente durante sexta e sábado, o que dificultou bastante o trabalho usual de coleta de dados.
  • No ano passado, Lewis Hamilton venceu a corrida partindo de terceiro no grid com uma estratégia de uma parada única, a mesma usada pela maioria dos concorrentes. Ele parou o seu carro mais tarde que o pole Raikkonen e depois aproveitou a vantagem dos pneus mais novos para conquistar a liderança no final da corrida.
  • Existem algumas zebras que os pilotos atacam muito forte, especialmente nas chicanes Rettifilo e Roggia. Isso significa que a resistência estrutural dos pneus é um fator importante.

“Monza ainda é um grande desafio para pilotos, carros e pneus: um pouco como Spa, que aconteceu neste fim de semana. Ao contrário do ano passado, porém, não temos a mesma indicação de pneus para ambas as corridas. Em Monza, a escolha mais macia é um pouco mais macia que a do ano passado. Com a volta mais rápida da história da Fórmula 1 na classificação de Monza no ano passado, e com uma tendência que os carros sejam ainda mais rápidos neste ano, poderemos ver mais história ser escrita. Embora Monza seja tradicionalmente conhecida como um lugar difícil de ultrapassar, a corrida do ano passado também mostrou como a estratégia de pneus pode fazer uma diferença importante. Nos últimos dois anos, choveu em alguns momentos durante o fim de semana de Monza, adicionando outra variável à pista que sempre é uma corrida que traz muitas disputas e com diferenças pequenas”, disse Mario Isola, gerente da Pirelli na F1.

Outras informações:

  • Está prevista uma série de comemorações até o fim de semana de Monza: em 4 de setembro a Ferrari e a ACI (Federação Italiana de Automobilismo) celebrarão em conjunto os 90 anos da Ferrari e o 90º Grande Prêmio da Itália, que será realizado em Monza, com um desfile e um festival na Piazza Duomo de Milão.
  • No mesmo final de semana do Grande Prêmio da Itália, a Pirelli será patrocinadora do exclusivo Salon Privé, no Palácio de Blenheim, Reino Unido. Parte festa de jardim, parte salão do automóvel, o Salon Privé promove este ano o lançamento de mais de dez carros novos do segmento Prestige, além de comemorar os 100 anos da Bentley.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – AUDI apresenta o E-TRON FE06 para a temporada 2019/20 da FÓRMULA E:

 

O que um piloto de Fórmula E faz durante as férias?

 

PORSCHE CUP BRASIL | ETAPA ESTORIL 2019 | MELHORES MOMENTOS:

 

Fórmula E: Como pilotos e equipes se comunicam:

 

Eurofarma terá quatro carros e Di Grassi na Corrida do Milhão da Stock Car:

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.