Fórmula 1: Red Bull define critério para Tsunoda continuar no time em 2026

A Red Bull Racing estabeleceu qual será o principal critério para decidir se Yuki Tsunoda irá continuar na equipe na temporada 2026 da Fórmula 1: a diferença de desempenho em relação a Max Verstappen. O chefe da equipe, Laurent Mekies, deixou claro que o japonês precisa reduzir essa distância e manter uma sequência consistente de pontos para permanecer com sua vaga.

Tsunoda vive um momento delicado. Enquanto ele terminou apenas em nono lugar em Zandvoort, seu concorrente direto, Isack Hadjar, conquistou o primeiro pódio da carreira ao herdar a terceira posição após o abandono de Lando Norris. O francês, que iniciou o ano ao lado de Tsunoda na Racing Bulls, marcou em uma única corrida mais pontos do que o japonês conseguiu somar em treze etapas pela Red Bull Racing.

Mekies, no entanto, destacou que a decisão não será tomada com base em um único resultado: “Por mais que gostemos da emoção de cada corrida, é preciso olhar de uma perspectiva maior. Todos os pilotos estão sob contrato com o grupo Red Bull, e somos nós que tomamos a decisão. Não há motivo para se colocar sob pressão por causa de um resultado ou outro. Temos nove corridas pela frente e vamos usar esse tempo. Não vou dizer que esperaremos até a última prova, porque existe a dinâmica de informar o piloto, mas não há pressa”, afirmou.

Yuki Tsunoda (JPN) Red Bull Racing RB21.
Foto: XPB Images

Segundo o dirigente, Tsunoda ainda mostra sinais de progresso: “Sempre é possível fazer mais, nós e ele. Acho que é uma tendência positiva. Foi a primeira vez que ele voltou a marcar pontos depois de sete corridas. Spa foi um avanço, Budapeste também, mesmo com a equipe em um final de semana difícil. Hoje (domingo em Zandvoort) terminou em P9, poderia ter sido P8 ou P7. Queremos ver ele continuar progredindo, reduzir a diferença para Max, porque esse é o principal parâmetro, e seguir pontuando, já que é isso que conta no fim”, completou Mekies.

Assim, Tsunoda terá as próximas etapas como uma espécie de prova final para tentar manter a recente evolução e se aproximar de Verstappen, o que será determinante para que a Red Bull lhe garanta um lugar ao lado do tetracampeão em 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.