Franco Colapinto, que substituiu Jack Doohan na Alpine, na parte inicial da atual temporada, está enfrentando um momento complicado em sua carreira na Fórmula 1. Segundo informações da Formula 1 Magazine, os dias do argentino como piloto da Alpine estão contados, com sua equipe de gerenciamento já buscando alternativas fora da F1.
Embora Colapinto esteja programado (em princípio) para permanecer no time francês durante o restante da temporada, a chance dele ser mantido pela Alpine para 2026 parece cada vez mais remota. Em razão disso, sua equipe de gestão está avaliando oportunidades em outras categorias, como o IndyCar e o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), caso a parceria com a Alpine chegue realmente ao fim.
Desde que substituiu Doohan a partir do GP da Emilia Romagna, Colapinto tem enfrentado dificuldades para alcançar o desempenho esperado. Sua passagem pela Alpine tem sido marcada por uma série de acidentes, incluindo incidentes nas sessões de classificação em Ímola e Silverstone. O piloto também sofreu um grave acidente no último teste de pneus da Pirelli na semana após o GP da Hungria, quando perdeu o controle do carro na curva 11, causando danos significativos e comprometendo dados importantes para o desenvolvimento dos pneus da próxima temporada.

Embora Colapinto tenha mostrado bom desempenho em 2024, quando correu pela Williams, substituindo Logan Sargeant na parte final da temporada, a pressão sobre o piloto argentino aumentou com as sucessivas falhas e o desempenho abaixo das expectativas na Alpine. Após o incidente no Hungaroring, o futuro do argentino na Fórmula 1 se tornou ainda mais incerto, com as possibilidades de uma continuidade na categoria cada vez mais distantes.
