Mudanças devem ser feitas na entrada do pit-lane do circuito do Azerbaijão, após um pedido da FIA sobre questões de segurança.
O pit-lane fica no final da longa seção plana do Circuito da Cidade de Baku, onde os carros de F1 atingem a velocidade máxima, antes de se preocuparem com sua entrada.
Para diminuir a velocidade dos carros antes de chegar ao pit-lane, uma mini-chicane existe desde a primeira corrida no circuito em 2017.
Mas a entrada para o pit-lane ficou sob análise no ano passado, após o acidente de Max Verstappen em alta velocidade na longa reta dos boxes, com seu Red Bull felizmente inclinando-se em direção à barreira paralela em frente aos boxes, depois de ter um pneu estourado.
“Estamos mudando um pouco a entrada do pit-lane”, disse o diretor executivo do Circuito da Cidade de Baku, Arif Rahimov, antes do evento deste ano, que será no final de semana de 10 a 12 de junho.
“Não há mudanças na pista em si, mas houve um pedido da FIA para modificar um pouco a entrada do pit-lane, para que seja um pouco mais seguro. Vamos ver como vai ser. Os pilotos normalmente não cometem erros na entrada para o pit lane.”
Acrescentando que os treinos livres da sexta-feira do evento podem ditar outras mudanças, Rahimov disse: “Com o resto, veremos quando os carros forem para a pista.”
“Não vamos mudar nenhuma curva, mas como eu disse, às vezes eles chegam, fazem sua sessão de treinos e pedem algumas alterações. A curva ao lado da cidade velha, a seção estreita, estamos ‘brincando’ com aquela zebra desde o primeiro dia. Nós adicionamos, removemos e adicionamos novamente. Você não pode saber até que os carros estejam na pista”, disse ele.
O Circuito da Cidade de Baku inclui a seção mais estreita de pista no calendário da F1, através das paredes apertadas ao lado do castelo na cidade velha.
Aliviando os temores de que a nova geração de carros da F1 possa levantar preocupações semelhantes ao ocorrido em Miami, no Azerbaijão, Rahimov disse: “Existe um regulamento da FIA sobre a largura das seções e como a pista deve ser construída.”
“Construímos nossa pista que foi aceita pela FIA, então estamos na situação em que a pista é utilizável e as pessoas podem correr nela. De outra perspectiva, já realizamos corridas antes e ninguém reclamou de nada.”
“Temos uma pista agora que é completamente utilizável, está de acordo com os regulamentos da FIA, é interessante, e para ser honesto, ao longo dos anos não ouvi muitas reclamações dos pilotos sobre dificuldades na pista. Eu sei que eles gostam do desafio e estamos felizes em fornecer isso”, finalizou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
