Depois de apresentar uma nova diretriz técnica para combater o ‘porpoising’ antes do GP do Canadá, a FIA definiu agora uma data efetiva para implantação da medida, e também foi tomada uma decisão sobre a medição da quantidade de ‘porpoising’ permitida, pois isso pode ser diferente para cada equipe.
Após muitas reclamações, principalmente dos pilotos da Mercedes, a FIA decidiu intervir impondo restrições às equipes. Em breve, os carros poderão apresentar apenas uma quantidade limitada de ‘porpoising’, caso contrário, penalidades podem ocorrer. Enquanto isso, a FIA estabeleceu uma métrica que determina quanto um carro pode saltar, já que o efeito do ‘porpoising’ pode ser diferente para cada carro.
Essa métrica não entrará em vigor imediatamente, mas sim a partir do GP da França no fim de semana de 22 a 24 de julho. Isso dará às equipes dois finais de semana de corrida para adaptar seus carros e se preparar para a nova diretiva. Se um carro não atingir a quantidade máxima permitida de ‘porpoising’, a equipe será obrigada a ajustar a altura do carro. Se isso for insuficiente, uma desqualificação pode acontecer.
Durante o GP do Canadá, a FIA fez as primeiras medições. “A análise dos dados de oscilação vertical da FIA foi concluída, e definimos uma métrica para monitorar isso”, explicou o órgão regulador de acordo com a BBC. Isso também inclui novos limites no desgaste da placa de base e na rigidez das placas de freio de titânio na parte inferior dos carros. “Essas mudanças são necessárias para fornecer igualdade de condições entre as equipes quando a métrica for implementada”, disse a FIA.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
