A FIA adotou formalmente um aumento no peso mínimo que os carros de F1 devem ter para a temporada 2022.
Na versão mais recente do Regulamento Técnico da Fórmula 1 2022 – edição 10 – publicada hoje, o peso mínimo sem combustível que os carros devem manter em todos os momentos durante os finais de semana de corrida, foi aumentado em três quilos para 798 Kg. Essa mudança era esperada após discussões entre a FIA e as equipes, mas teve que ser oficialmente aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo, antes que pudesse ser confirmada como regulamento.
A mudança faz com que o peso mínimo dos carros de F1 aumente em um total de 46 Kg, entre o final da temporada 2021 e o início do campeonato de 2022.
Com a revisão mais recente, a Fórmula 1 quase igualou seu maior aumento de peso de um ano para outro, desde que o peso mínimo aumentou 48 Kg, com a adoção de unidades de potência turbo V6 híbridas para a temporada de 2014. Os novos carros da F1 são agora os mais pesados da história da categoria.
Vários pilotos falaram que o peso da nova geração de carros teve um impacto notável na pilotagem. Sebastian Vettel, que perderá a corrida de abertura da temporada neste fim de semana após testar positivo para Covid, descreveu os carros como ‘preguiçosos’ devido ao aumento do peso.
“Acho que os carros são diferentes para pilotar principalmente porque são muito pesados”, disse Vettel. “Então você sente a massa e eles se comportam de maneira um pouco ‘preguiçosa’. E falando com os outros pilotos, todo mundo está tendo a mesma sensação.”
Outras mudanças na última edição dos regulamentos técnicos incluem a adição de uma provisão para um único suporte a ser adicionado em ambos os lados dos carros no assoalho da carroceria, que foi acordado durante os testes. Com o retorno das corridas de qualificação confirmado para a temporada de 2022 no Regulamento Esportivo, as restrições que impedem as equipes de adicionar lastro ou outras substâncias aos carros durante essas corridas foram adotadas no novo regulamento técnico.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
