Um dos obstáculos para o plano das corridas de qualificação, era a questão financeira. Por causa do teto orçamentário, as equipes não podem arcar com custos extras, então a FIA encontrou uma solução.
Após o acidente entre Valtteri Bottas e George Russell em Ímola, as equipes enfatizaram novamente que danificar o carro, com os novos regulamentos financeiros em vigor, pode ter um grande impacto. Como as corridas de qualificação aumentam a chance de acidentes, as equipes agora têm algum espaço extra para gastar dinheiro em reparos, informou o Motorsport.com.
Para participar das três corridas de qualificação que serão realizadas em 2021, as equipes agora podem gastar 450.000 dólares extras. Para cada dia que os pneus de 18 polegadas são testados 200.000 dólares e 100.000 dólares por carro, para possíveis danos durante uma corrida de qualificação. Os 100.000 dólares só podem ser usados quando o dano resultar em um abandono. Em caso de danos muito pesados, a FIA vai repassar esse valor.
O valor total gasto com isso pode ser deduzido do gasto total da equipe no final do ano, para que fiquem dentro do limite de 145 milhões de dólares. Isso faz parte do acordo comercial entre a Liberty Media, as equipes, e a FIA.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
