A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou uma revisão no regulamento esportivo da Fórmula 1, com foco nas regras de penalidades que afetam as posições de grid. As alterações foram principalmente na questão do tempo de validade dessas punições, algo que pode beneficiar um piloto que está perto de retornar às pistas da categoria: Valtteri Bottas.
O finlandês está “pendurado” desde o GP de Abu Dhabi de 2024, quando colidiu seu Alfa Romeo com a Haas de Kevin Magnussen. Os comissários da prova puniram Bottas com cinco posições no grid. Entretanto, o piloto nunca conseguiu cumprir a penalidade, já que está sem vaga em 2025, sendo apenas piloto reserva da Mercedes.

Pela regra antiga, Bottas teria que cumprir essa punição na próxima corrida. Seria um prejuízo para a Cadillac, caso se confirmem os rumores de que o finlandês será um dos pilotos da equipe no próximo ano. Entretanto, a nova regra estabelecida pela FIA prevê que a punição não será mais válida na próxima temporada, já que agora esse tipo de penalidade terá 12 meses de validade.
Além disso, a obrigatoriedade de cumpri-las na próxima corrida foi flexibilizada. Pilotos que abandonaram provas ou participaram de apenas um treino livre, por exemplo, podem escapar da penalidade sob as novas regras. A decisão sobre quando a punição será aplicada passará a considerar circunstâncias específicas. A FIA justificou as alterações como uma forma de tornar as punições mais justas e adaptáveis a situações específicas.
