Felipe Massa revela atuação nos bastidores da F1 para ajudar Gabriel Bortoleto

Ex-F1 contou que fez lobby com chefes da F1 para abrir portas ao jovem piloto brasileiro na Sauber

A admiração de Felipe Massa por Gabriel Bortoleto já não é novidade no paddock, mas neste fim de semana, durante a etapa da Stock Car em Curvelo, o ex-piloto da Ferrari foi além dos elogios. Em entrevista à repórter Letícia Datena, Massa revelou que atuou nos bastidores da Fórmula 1 para ajudar a impulsionar a carreira do jovem piloto brasileiro.

“Ano passado eu liguei, acho que falei muitas vezes com o (Stefano) Domenicali para dar chance para ele, para o (Mattia) Binotto, que é o chefe da equipe dele, que trabalhou comigo na Ferrari há muito tempo. Eles até me ligaram, a primeira vez que ele (Bortoleto) estava com o Binotto, me ligaram juntos. Ele merece essa oportunidade”, contou Massa, revelando um papel mais ativo do que muitos imaginavam.

Segundo Massa, a ida de Bortoleto para a Sauber foi uma escolha acertada. Ele conhece bem o ambiente da equipe suíça, onde iniciou sua própria trajetória na F1 em 2002.

“Pra mim, a Sauber é uma equipe que ele acertou o caminho que ele foi, porque é uma equipe que dá muito valor para piloto jovem. Eu comecei na Sauber, e muitos pilotos jovens começaram lá e tiveram sucesso na Fórmula 1, com a condição de aprender e evoluir da maneira certa. É uma equipe que acredita no piloto.”

A relação entre os dois começou ainda no kart, quando Massa conheceu Bortoleto e passou a acompanhar de perto sua evolução. “Sempre tentei dar a maior parte dos conselhos que eu poderia para ajudar ele. Ele sempre foi um cara muito rápido, desde o kart.”

Com passagens marcadas por altos e baixos em algumas categorias, Bortoleto teve uma virada de desempenho impressionante nos últimos anos. “De repente, a evolução dele foi algo incrível, impressionante. Ele dominou a Fórmula 3, dominou a Fórmula 2, entrou na Sauber…”

Na atual temporada da F1, o piloto brasileiro vem mostrando ritmo forte, ainda que com alguns percalços naturais. Massa vê com otimismo o processo de amadurecimento. “Ele começou sempre muito rápido, mas com alguns problemas em corrida, estratégia aqui e ali, que são problemas mais fáceis de se solucionar. Agora acho que as coisas estão encaixando e ele vem fazendo um trabalho espetacular.”

Além do desempenho nas pistas, Massa também destacou o lado pessoal de Bortoleto. “Ele é uma pessoa sensacional. Eu confio muito, acredito nele como piloto — como pessoa, nem se fale. Estou sempre em contato com ele também, e dando a maior parte da sorte.”

Por fim, Massa deixou um apelo claro à torcida brasileira. “O Brasil tem que torcer muito por ele, abraçar ele, levantar ele lá em cima, que é o que tem que ser feito.”

Gabriel Bortoleto está em Curvelo, acompanhando a etapa da Stock Car em Minas Gerais.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.