F1: Zak Brown rebate Alex Palou e defende decisão de assinar com Oscar Piastri

Zak Brown, CEO da McLaren Racing, rebateu publicamente as declarações de Alex Palou, que afirmou em depoimento judicial que o dirigente norte-americano nunca teria desejado contratar Oscar Piastri para a Fórmula 1. A disputa entre Palou e a McLaren envolve um processo de mais de 20 milhões de dólares em supostos prejuízos causados pela quebra de contrato do piloto espanhol com a equipe na IndyCar.

Palou, quatro vezes campeão da IndyCar, desistiu de correr pela equipe de Brown na temporada 2024 e optou por permanecer na Chip Ganassi Racing. A decisão levou a McLaren a abrir um processo judicial no Reino Unido, que teve uma nova audiência na semana passada. No depoimento, Palou declarou que Brown teria prometido ajudá-lo a conseguir um assento na Fórmula 1 e que a escolha por Piastri não teria sido feita diretamente por ele.

“Jantei com Zak perto do MTC (McLaren Technology Centre)”, declarou Palou no tribunal. “Zak me disse que não foi ele quem decidiu contratar Oscar. Disse que a decisão foi do então chefe de equipe Andreas Seidl. Ele também falou que o desempenho de Piastri seria avaliado em comparação ao meu para 2024. E, na visão dele, minhas chances na F1 não seriam afetadas por Oscar.”

F1: Zak Brown rebate Alex Palou e defende decisão de assinar com Oscar Piastri
Foto: McLaren

Zak Brown respondeu com ironia às alegações. “Não sei qual acusação me divertiu mais: a ideia de que eu não seria responsável por uma decisão fundamental sobre a nossa formação de pilotos ou a sugestão de que eu não estaria de acordo com a contratação de Oscar Piastri”, afirmou ao site Reuters. “Ambas as acusações são claramente absurdas, e qualquer pessoa que acompanha nosso esporte perceberá isso facilmente.”

Brown destacou ainda sua confiança na dupla formada por Piastri e Lando Norris. “Temos a melhor dupla de pilotos da Fórmula 1, com Oscar e Lando. Não poderia estar mais feliz com o desempenho incrível deles e o espírito esportivo que demonstram. Estou empolgado com o que ainda vamos ver nas próximas corridas da temporada.”

A McLaren vive um momento dominante na F1. A equipe conquistou o título de construtores pelo segundo ano consecutivo no GP de Singapura, ampliando sua vantagem sobre as rivais. No campeonato de pilotos, Piastri lidera Norris por 22 pontos, com seis etapas restantes para o fim da temporada 2025.

A batalha pelo título será retomada neste fim de semana no GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A corrida está marcada para domingo (19), às 16h00 (horário de Brasília). O F1MANIA.NET acompanha todas as sessões em tempo real, enquanto o F1 TV Pro transmite ao vivo com imagens. O Bandsports exibe todas as sessões, exceto a corrida, que será transmitida ao vivo pela Band.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.