F1: Williams comemora P5 de Albon e contesta penalidade de Sainz

A Williams saiu do GP da Holanda de Fórmula 1 com sentimentos mistos. De um lado, Alex Albon conquistou uma sólida quinta posição, garantindo pontos importantes para o time. Do outro, Carlos Sainz viu sua corrida comprometida por um incidente que gerou uma punição considerada injusta pelo piloto e pela equipe, e que o deixou apenas com o P13.

Albon destacou a importância da boa largada para o resultado: “Acho que hoje foi uma corrida perfeita. Tive um começo muito forte e depois houve muitos acidentes que nos ajudaram. Não sei por que houve tanto caos, mas conseguimos manter tudo limpo e fizemos uma boa corrida”, afirmou. O tailandês-britânico ainda comentou que a estratégia parecia pouco promissora sem a chuva esperada, mas a evolução inicial fez a diferença. “Estar em P10 já na primeira volta nos colocou na disputa. Mantive o carro na pista, aproveitei as oportunidades e garantimos o P5. Estou feliz pelos pontos, especialmente porque, com Isack (Hadjar da Racing Bulls) em terceiro, isso é importante para o campeonato”, disse ele.

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

Sainz, por outro lado, não escondeu a frustração: “É difícil voltar das férias e enfrentar outra corrida como essa. Estive em boa forma o final de semana todo e me envolver em um incidente que arruinou minha prova e custou pontos para a equipe é incrivelmente frustrante”, disse ele. O espanhol defendeu sua manobra na disputa com Liam Lawson. “Eu estava por fora tentando colocá-lo fora de linha para as próximas curvas, havia espaço e não fiz nada estranho. A penalidade, para mim, é inexplicável. Vamos revisar com os comissários para entender como chegaram a essa decisão. Agora é focar em Monza”, acrescentou.

O chefe da equipe, James Vowles, elogiou o desempenho de Albon e saiu em defesa de Sainz: “Parabéns ao Alex. Ele fez uma largada brilhante, aproveitou as oportunidades e executou tudo muito bem. Estratégia e pit stops foram impecáveis, e é ótimo vê-lo extrair o máximo do carro. Carlos também não errou em nenhum momento neste fim de semana. Estava brigando na frente e, sem o incidente com Lawson, teria disputado o P5. Do meu ponto de vista, foi um incidente de corrida e não merecia punição. Vamos conversar com a FIA para entender melhor como devemos correr daqui em diante”, completou Vowles.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.