O chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, destacou a relação de confiança e amizade entre Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg como um dos pontos fortes da equipe na temporada 2025. Segundo ele, a parceria entre os dois pilotos tem sido determinante para o bom momento do time de Hinwil, que já soma 55 pontos na temporada, número muito superior aos apenas quatro conquistados em todo o campeonato de 2024.
Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, Bortoleto adotou uma postura cautelosa para se adaptar à categoria após o título na Fórmula 2 no ano passado. Os primeiros resultados foram discretos, mas a consistência logo apareceu, com o brasileiro conseguindo quatro chegadas na zona de pontuaçã nas últimas seis corridas.
Apesar do crescimento do novato, Hulkenberg não apenas manteve o respeito pelo companheiro de equipe, como também tem se mostrado disposto a ajudá-lo. Para Wheatley, essa sintonia é algo natural: “Eu aproveito enquanto dura! Existe uma amizade genuína”, afirmou o dirigente, após o GP da Itália, onde Hulkenberg foi obrigado a abandonar antes mesmo da largada devido a um problema hidráulico.

Wheatley reforçou que essa harmonia não é algo que possa ser forçado: “Você não pode obrigar as pessoas a serem amigas. Acho que eles estabeleceram uma relação de confiança desde o início. E o Gabriel, como vimos, está mais do que aberto a aprender com todos ao seu redor, buscando melhorar seu desempenho em tudo o que puder. E acredito que Nico tem um prazer genuíno em ajudá-lo”, completou.
Com a evolução de Bortoleto e a experiência de Hulkenberg, a Sauber construiu uma das parcerias mais consistentes dos últimos anos, consolidando um ambiente de colaboração e crescimento mútuo dentro da equipe, que deve continuar na nova fase do time a partir de 2026, quando passa a ser a equipe de fábrica da Audi.
