F1: Watanabe revela bastidores da parceria entre Honda e Aston Martin

O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, afirmou que mantém discussões “intensas” e frequentes com Adrian Newey, chefe técnico da Aston Martin na Fórmula 1. De acordo com ele, o relacionamento profissional é marcado por debates diretos e produtivos, sempre com foco na vitória.

“Adrian é uma das pessoas com quem me comunico frequentemente. E muitas vezes é uma troca bastante intensa de opiniões, sugestões e feedback. Mas sempre com o foco na vitória”, disse Watanabe.

Honda e Aston Martin iniciarão uma parceria na nova era da Fórmula 1, com a fabricante japonesa responsável pelas unidades de potência. Newey, por sua vez, trabalha desde o início de 2025 no conceito do chassi. A integração entre esses dois elementos é considerada fundamental para a competitividade do AMR26.

Adrian Newey (GBR) Aston Martin F1 Team Managing Technical Partner.
Foto: XPB Images

“Em termos de desenvolvimento da unidade de potência, temos nossos processos e cronograma para fazer uma unidade capaz e competitiva”, explicou o japonês. “Adrian trabalha desde o primeiro dia fazendo o mesmo pelo chassi – então estamos trabalhando muito de perto e nos comunicando bastante no ponto onde essas duas coisas se encontram.”

As conversas vão além de aspectos técnicos e envolvem planejamento de longo prazo. “Sempre que temos uma discussão técnica sobre componentes ou desenvolvimento, é sempre com o foco de longo prazo em como obter a vitória”, afirmou. “E isso pode ser sobre qualquer coisa: pode ser uma questão de design muito detalhada, mas também pode ser sobre análise de concorrentes, ou como gerenciar pessoas para obter o melhor delas, ou até mesmo finanças e como usar as limitações do teto de custos da forma mais eficaz.”

Watanabe também relembrou o reencontro com Newey, com quem já havia trabalhado durante a parceria da Honda com a Red Bull, responsável por seis títulos entre 2019 e 2024. “Rimos muito na primeira reunião depois que ele se juntou à Aston Martin – foi basicamente: ‘Bom, aqui estamos nós de novo!’”, contou. “É muito empolgante tê-lo aqui e, é claro, há um enorme respeito por ele e por suas capacidades”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.