A Williams revelou os danos sofridos no carro de Alex Albon após o incêndio ocorrido durante o primeiro treino livre para o GP de Singapura de Fórmula 1. O episódio aconteceu logo no início da sessão desta sexta-feira, quando o tailandês-britânico retornava aos boxes com um problema nos freios.
O piloto sequer completou uma volta rápida antes de detectar a falha e recolher o carro para os boxes. No caminho para o pit lane, uma fumaça começou a sair da parte traseira do FW47, e em seguida as chamas surgiram. A equipe agiu rapidamente para controlar o fogo, mas o piloto não pôde voltar à pista, ficando fora do restante do TL1.
James Vowles, chefe da equipe, explicou à Sky Sports F1, que a solução exigirá uma substituição completa da traseira do carro: “Será basicamente uma troca de toda a parte traseira. Isso leva tempo para ser avaliado, mas agora é muito mais fácil, temos traseiras pré-montadas, com câmbio e suspensão. Assim fica mais simples substituir todo o conjunto”, disse ele.
Vowles reconheceu que a perda de tempo de pista prejudica Albon no restante do fim de semana: “Eu preferiria não perder nenhuma sessão. O TL2 será muito mais relevante, mas este é um circuito de rua em que você vai ganhando ritmo aos poucos, então ele ficará em desvantagem”, afirmou.

Segundo o jornalista Ted Kravitz, da Sky Sports F1, o problema é semelhante ao que impediu Carlos Sainz de largar no GP da Áustria, também envolvendo os freios traseiros: “A Williams diz que foi um problema de hardware no freio traseiro. Eles tiveram isso com Sainz na Áustria, o que o impediu de começar a corrida. Eles não acreditam que tenha sido uma falha no ‘brake-by-wire’, que impediria o sistema ERS de desacelerar o eixo traseiro, levando ao superaquecimento”, acrescentou.
Em comunicado ainda durante o TL1, a Williams confirmou: “Alex teve um problema de hardware no freio traseiro, que estamos investigando. Ele não voltará para o restante da sessão, mas estamos confiantes de que podemos resolver a questão para o TL2”, encerra o comunicado.
Enquanto isso, o companheiro de equipe de Albon, Sainz, terminou em oitavo lugar na sessão liderada de forma surpreendente por Fernando Alonso da Aston Martin.
