F1: Vowles conta como recuperou confiança de Albon após passagem difícil pela Red Bull

O chefe da Williams na Fórmula 1, James Vowles, revelou como trabalhou para reconstruir a confiança de Alex Albon após a passagem difícil do piloto pela Red Bull.

Segundo ele, Albon chegou na equipe sem confiança em seu próprio talento e precisou de apoio para mostrar o potencial que sempre teve.

Em entrevista ao podcast Business of Sport, Vowles destacou que uma de suas funções principais como chefe de equipe é manter a confiança dos pilotos, mesmo nos momentos mais complicados.

“Conheço o Alex desde 2016. Ele esteve comigo na Mercedes, depois seguiu para a Red Bull, mas já o acompanhava desde muito jovem. Ele, Lando e George (Russell) cresceram juntos, e até hoje você os vê no paddock próximos uns dos outros”, comentou Vowles.

De acordo com ele, a velocidade de Albon nunca foi uma dúvida, mas a confiança do piloto foi bastante abalada pelo tempo em que esteve na Red Bull, onde precisou enfrentar comparações com Max Verstappen.

“Naquela época, ele era extremamente rápido, mas faltava confiança e, às vezes, não entendia o quão bom realmente era. Quando o encontrei em 2023, percebi que ele ainda não acreditava em si mesmo. Um ano na Williams até então também não havia ajudado muito”, disse.

“Meu trabalho foi criar um escudo ao redor dele e mostrar que ele é realmente muito bom. Ele é um dos principais pilotos da Fórmula 1. Eu estaria ao lado dele, oferecendo a base necessária para que pudesse crescer,” completou.

Segundo ele, essa abordagem já começa a mostrar resultados, com Albon se destacando em 2025 ao lado de Carlos Sainz: “Ele tem habilidade natural, mas o que fiz foi ajudá-lo a evoluir como indivíduo, para que tivesse confiança de entregar tudo em cada fim de semana, e isso é o que estamos vendo neste ano.”

“O meu papel é apenas dar direcionamentos leves para que estejam bem. Quando eles têm um fim de semana ruim, meu trabalho é evitar que entrem em espiral. Eles entendem como colocar isso em uma caixa, seguir em frente e olhar para o próximo desafio,” acrescentou.

Além de falar sobre Albon, o chefe da Williams também comentou sobre os objetivos da equipe. O pódio conquistado por Carlos Sainz em Baku foi destacado como fruto de uma execução perfeita, mas Vowles pediu cautela em relação às expectativas para as próximas corridas.

“O pódio no Azerbaijão foi importante, mas Singapura será mais um teste de realidade do que uma confirmação do que conquistamos. Ainda temos um caminho grande pela frente”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.