F1: Vitória em Baku rende feito histórico para Verstappen

Max Verstappen brilhou no GP do Azerbaijão, realizado neste domingo (21), e alcançou um marco importante em sua carreira na Fórmula 1. O holandês conquistou seu sexto ‘grand slam’, quando um piloto larga da pole, lidera todas as voltas, vence a corrida e ainda marca a volta mais rápida, igualando o número de ‘grand slam’ de Lewis Hamilton. O recorde absoluto segue com Jim Clark, dono de oito.

O piloto da Red Bull Racing largou da primeira posição e resistiu à pressão inicial dos adversários, mesmo utilizando pneus mais duros. Após a relargada provocada pelo acidente de Oscar Piastri da McLaren, líder do campeonato, Verstappen manteve o controle da corrida e estendeu seu primeiro stint até as voltas finais. Mesmo sendo um dos últimos a parar nos boxes, retornou à pista na liderança e não foi ameaçado até a bandeira quadriculada.

“Este final de semana foi incrível para nós”, afirmou o tetracampeão. “Claro que a corrida passada já tinha sido ótima. Vencer aqui novamente é fantástico. O carro funcionou muito bem nos dois compostos de pneus. Tive ar limpo o tempo todo, o que ajudou a cuidar dos pneus. Foi relativamente direto.”

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing.
Foto: XPB Images

Apesar do domínio, Verstappen destacou que a prova exigiu atenção, principalmente pelas condições de pista: “Não é fácil correr aqui, estava com muito vento hoje e o carro se movimentava bastante. Estou incrivelmente feliz com essa performance”, acrescentou.

O GP foi bem mais tranquilo em comparação à sessão de classificação de sábado, que teve seis bandeiras vermelhas. Na corrida, apenas um safety car foi necessário. Segundo Verstappen, a diferença se deve ao estilo de pilotagem adotado pelos pilotos.

“Na corrida você precisa ser um pouco mais cuidadoso. Com o gerenciamento dos pneus e tentando fazer a estratégia de uma parada funcionar, todos acabam sendo mais cautelosos. Além disso, os compostos médios e duros não tinham sido tão usados até hoje, e isso também ajudou. Com certeza fiquei feliz por não termos tantos safety cars”, finalizou o holandês.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.