O ex-piloto de Fórmula 1, Jacques Villeneuve, fez duras críticas ao também ex-piloto da categoria, Nico Rosberg, afirmando que o campeão de 2016 não tinha verdadeira paixão pelo automobilismo. Durante uma participação no podcast Red Flags, o canadense comparou Rosberg a outros campeões da F1 e indicou que, após conquistar o título em 2016, o piloto alemão perdeu o interesse pelo automobilismo.
Rosberg venceu o campeonato em 2016 após um intenso duelo com seu então companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, mas anunciou sua aposentadoria logo após a conquista em Abu Dhabi, cumprindo o sonho de ser campeão mundial, como seu pai Keke Rosberg em 1982. Villeneuve acredita que, após conquistar o título, Rosberg não demonstrou mais nenhum entusiasmo pelo esporte: “No momento que ele venceu, deu para ver que ele estava completamente esgotado. Ele venceu mentalmente também, pois jogou o jogo político”, comentou Villeneuve.

O canadense foi ainda mais crítico, sugerindo que a falta de paixão de Rosberg pelo automobilismo ficou evidente após sua aposentadoria: “Ele queria apenas vencer o campeonato como seu pai e depois seguir em frente. Isso foi tudo. Ele conseguiu vencer, mas depois não quis mais nada”, afirmou Villeneuve. O também campeão na F1, em 1997, Villeneuve, questionou o motivo de Rosberg ter continuado a correr se não tinha verdadeira paixão pelo esporte: “Por que ele correu em primeiro lugar? Se nunca teve paixão por isso, o que é triste é que, mesmo sem paixão, você pode ser vencedor, e isso vai contra o meu instinto, contra as raízes das corridas”, acrescentou.
Para Villeneuve, a decisão de Rosberg de parar de correr logo após conquistar o título, foi um sinal claro de que ele não sentia mais prazer na F1: “Só depois de vencer você percebe o motivo de ter corrido, e aí pensa, na verdade, eu não gosto tanto de correr. Não gosto de passar minha vida na estrada e tudo mais. Então, é melhor parar nesse ponto, mas é um pouco triste”, completou o canadense.
