O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, fez um alerta a Lando Norris ao apontar que a postura autocrítica do britânico, pode acabar comprometendo sua campanha pelo título em 2025.
Norris chega ao GP da Bélgica no próximo final de semana, embalado por vitórias consecutivas na Áustria e em Silverstone, reduzindo para apenas oito pontos a diferença em relação ao líder do campeonato, seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri. A disputa pelo título caminha para um confronto interno, com ambos buscando a primeira conquista na categoria.
Segundo Villeneuve, embora Norris ainda leve vantagem em termos de velocidade, seu hábito de se criticar publicamente após erros pode ter um efeito negativo: “Acho que Norris ainda tem a vantagem em velocidade, mas ele é tão bom em se criticar que isso acaba sendo autodestrutivo em certo ponto”, afirmou o ex-piloto.

O canadense também comentou sobre a personalidade mais contida de Piastri ao longo da temporada, destacando que o australiano vinha demonstrando tranquilidade mesmo diante de adversidades, algo que mudou após o GP da Inglaterra. Na ocasião, Piastri se mostrou visivelmente frustrado após receber uma penalidade que, segundo ele, lhe custou a vitória.
Para Villeneuve, o episódio revelou uma nova faceta de Piastri: “Foi a primeira vez que ele recebeu uma penalidade, em Silverstone, e vimos uma mudança de atitude. Quando se está lutando pelo campeonato, isso muda muito a forma como se encara as coisas”, acrescentou.
O ex-piloto destacou que, até o momento, o comportamento de Norris já foi testado em diferentes cenários, liderando, perseguindo e se recuperando no campeonato. Em contrapartida, Villeneuve acredita que ainda há incertezas sobre como Piastri reagirá sob pressão em outras circunstâncias.
“Já vimos Norris em várias situações. Ainda não vimos tudo de Piastri e como ele reage. Isso vai torná-lo melhor ou pior? É o que estou esperando para descobrir”, encerrou o canadense.
