F1: Vice-diretor da Ferrari comenta título de Câmara na F3 e planos para o futuro

A temporada de 2025 tem sido inesquecível para Rafael Câmara. O brasileiro, integrante da Ferrari Driver Academy desde 2022, conquistou o título na Fórmula 3 de forma impressionante, com uma temporada sólida e dominante. Câmara conseguiu cinco pole positions, venceu quatro corridas e garantiu o título com duas etapas de antecedência, culminando com sua vitória em Budapest.

Em entrevista após o título, o vice-diretor da Ferrari e chefe da Ferrari Driver Academy, além de ex-piloto de Fórmula 1, Jerome D’Ambrosio, fez questão de destacar o desempenho de Câmara, principalmente a maturidade do jovem piloto: “Honestamente, não acho que poderíamos esperar algo melhor. A temporada começou forte, ele se comportou muito bem nos momentos de maior pressão, e a corrida que vimos hoje (em Budapest) resumiu isso. Lutando por um campeonato em pista molhada e escorregadia, ele estava rápido, mas sob controle”, afirmou D’Ambrosio, elogiando a capacidade de Câmara em controlar a pressão.

O crescimento de Câmara, não apenas como piloto, mas também como pessoa, foi outra área destacada por D’Ambrosio. Desde sua estreia na Ferrari Academy, o brasileiro tem mostrado um desenvolvimento constante, não terminando nenhuma temporada fora do top 5. D’Ambrosio lembrou que, ao longo dos anos, Câmara demonstrou grande maturidade dentro e fora das pistas, o que se reflete em sua evolução como piloto: “Ele tem uma forma única de saber o que precisa para performar e isso é crucial para um piloto jovem”, disse ele.

Rafael Câmara
Foto: FIA Formula 3

Com o título na Fórmula Regional Europeia em 2024 e agora o da F3 este ano, Câmara tem mostrado que está pronto para novos desafios. O próximo passo será na Fórmula 2, e a Ferrari já se prepara para apoiá-lo em sua transição para a categoria: “A F2 será o próximo passo, e é desafiador. Vamos nos preparar da melhor forma possível”, acrescentou D’Ambrosio.

Apesar da sequência de conquistas, Câmara ainda tem muito a aprender e o caminho até a Fórmula 1 é longo: “A jornada é difícil, mas a confiança que ele tem em si mesmo e sua clareza nas escolhas, são qualidades essenciais para seguir em frente. O trabalho para o futuro já está sendo planejado”, concluiu o vice-diretor da Ferrari.

Depois de uma temporada marcante na F3 em 2025, o jovem piloto pode descansar e aproveitar um tempo com sua família antes de se concentrar nos próximos desafios, especialmente com os olhos voltados para a Fórmula 2, onde continuará sua trajetória promissora em direção à Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.