Sebastian Vettel admitiu que poderia assumir futuramente o posto de Helmut Marko na Red Bull Racing, destacando que sua experiência como ex-piloto de Fórmula 1 pode ser útil no desenvolvimento de jovens talentos. Em entrevista à Auto Motor und Sport, o tetracampeão de F1 afirmou que mantém contato com Marko e que conversas informais sobre essa possibilidade já aconteceram.
“Conheço muito bem Helmut e estamos em contato”, afirmou Vettel. “Se isso (assumir o cargo de consultor da equipe) se tornar algo mais concreto, eu precisaria entender bem qual seria a tarefa. Uma decisão dependeria muito disso. Pela minha experiência e perfil, certamente trago um certo nível de conhecimento.”
Desde sua aposentadoria da carreira de piloto no fim de 2022, Vettel tem se mantido afastado das pistas e recentemente descartou qualquer retorno, pelo menos como piloto. No entanto, seu retorno à F1 em outra função não está fora de cogitação, especialmente em uma função semelhante à de Marko, mentor que o descobriu ainda nas categorias de base.
Vettel destacou ainda a importância do apoio mental no desenvolvimento dos jovens pilotos: “Como jovem, pode ser extremamente valioso ter alguém que te apoie. Não para dizer onde frear ou como fazer uma curva, ele tem que saber isso. O mais importante é o aconselhamento na parte mental.”

O alemão citou uma conversa que teve com Michael Schumacher sobre o setor 1 de Suzuka como exemplo dos limites que conselhos técnicos podem ter: “Ele me disse: ‘Não tenho ideia. O que eu deveria te dizer agora?’ Era algo intuitivo para ele. Não se trata de moldar alguém para ser o próximo Hamilton ou Schumacher. Isso não funciona. É preciso ver as pessoas como são”, acrescentou.
Max Verstappen, que repetiu os quatro títulos consecutivos de Vettel pela Red Bull, apoiou a ideia de ver o alemão de volta à equipe em alguma função: “É mais do que natural que alguém que conquistou tanto com a Red Bull tenha sempre um espaço”, disse o holandês durante o final de semana do GP da Áustria. “Seb sempre manteve uma boa relação com Helmut, mesmo após sair. Há sempre lugar para ele, de alguma forma”, concluiu o holandês.
Enquanto o futuro de Helmut Marko segue incerto, a figura de Sebastian Vettel surge como uma possível alternativa natural para uma função de liderança no desenvolvimento da próxima geração de pilotos da Red Bull.
