F1: Verstappen revela o que pode levá-lo a se aposentar

Max Verstappen afirmou que continuará na Fórmula 1 enquanto sentir prazer em competir e mantiver a ‘fome por vencer’. O tetracampeão abordou o tema de sua aposentadoria ao falar sobre o que o mantém motivado no esporte e os fatores que podem definir o fim de sua trajetória nas pistas.

Com contrato válido até o fim de 2028 com a Red Bull Racing, apesar dos vários rumores indicando sua saída da equipe, Verstappen terá 31 anos ao final do vínculo atual. Apesar de já ter manifestado críticas ao rumo da categoria em diversas ocasiões, ele não descarta continuar correndo além desse período, mas deixa claro que isso dependerá de seu entusiasmo com a competição.

“Algumas pessoas ficam por aqui talvez para ganhar mais dinheiro, mas no fim das contas isso não é o mais importante”, disse ele ao The Athletic. “Você precisa estar aqui por causa da fome de vencer. Alguns vêm apenas para tirar o máximo do carro, porque não têm um carro vencedor. Enquanto eu sentir isso e estiver trabalhando com pessoas que gosto, vou continuar. Não sei quando isso vai parar. Pode ser aos 32, 35 ou 36. É impossível prever”, afirmou.

Fora a motivação dentro das pistas, Verstappen também citou mudanças em sua vida pessoal como parte da equação para o futuro. Em maio de 2025, ele se tornou pai de Lilly, sua primeira filha com Kelly Piquet, e revelou que já sente os efeitos da distância da família.

F1: Verstappen revela o que pode levá-lo a se aposentar
Foto: Reprodução/Instagram

“Sinto que já estou perdendo muitos momentos ao lado deles. Passamos férias juntos, mas sinto falta daqueles momentos simples, como passar um fim de semana juntos sem compromisso, ou só ficar no sofá num dia preguiçoso, depois de um dia normal de trabalho. Hoje vivemos bem longe, então essas coisas não são possíveis com minha rotina. Espero que um dia isso volte a ser realidade”, completou o piloto holandês.

Embora o interesse de outras equipes, como a Mercedes, tenha perdido força, e o próprio Verstappen afirme não pensar em um prazo definido para parar, suas palavras revelam que o equilíbrio entre prazer na pilotagem e vida pessoal será determinante para sua permanência na F1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.