Hoje, 18 de agosto, é um dia especial para Max Verstappen, que comemora onze anos desde sua estreia na Fórmula 1. Em 2014, a Toro Rosso (atual Racing Bulls) anunciou que o jovem holandês, então com apenas dezesseis anos, faria sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial no ano seguinte.
Verstappen deu seus primeiros passos oficiais no fim de semana do GP da Austrália em 2015, ainda com dezessete anos, se tornando o piloto mais jovem da história da F1 a competir na categoria, e logo se destacou ao lado de Carlos Sainz, então seu companheiro de equipe na Toro Rosso. Ao longo de sua primeira temporada, o piloto holandês impressionou com dois quartos lugares, na Hungria e nos Estados Unidos, finalizando o campeonato em 12º lugar.
Em 2016, após algumas corridas com a Toro Rosso, Verstappen foi promovido para a Red Bull Racing, substituindo Daniil Kvyat. Na sua estreia pela nova equipe, no GP da Espanha, conquistou sua primeira vitória, tornando-se o piloto mais jovem da história a vencer uma corrida de F1, aos dezoito anos.

Desde então, a trajetória de Verstappen foi marcada por conquistas históricas, sendo o maior destaque o título conquistado em 2021, seguido por mais três títulos consecutivos em 2022, 2023 e 2024. Em 2023, ele quebrou seu próprio recorde de vitórias em uma temporada, alcançando dezenove vitórias, superando as quinze que havia conquistado em 2022.
Atualmente, Verstappen está distante da briga pelo título em 2025, com a liderança do campeonato sendo disputada por Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren. O holandês admite que a temporada 2025 tem sido desafiadora e já declarou que não espera conquistar mais vitórias neste ano, destacando que sua principal missão no momento é ajudar a Red Bull a se recuperar para a próxima era de regulamentos da Fórmula 1, que começa em 2026.
